A fábrica de Almeirim da Sumol Compal registou um aumento “da capacidade de produção de 13 milhões de litros por ano” com a instalação de um sistema 5G da NOS, anunciaram as empresas.

“A solução funciona com a instalação de sensorização 5G no chão de fábrica, que permite a recolha de dados em tempo real, deteta paragens e falhas de produção, possibilitando às equipas implementar melhorias e, assim, aumentar a eficiência desta unidade industrial”, acrescentam.

Para o desenvolvimento do projeto “foram instalados sensores em 16 linhas de enchimento”, sendo que “a informação permite medir, analisar e disponibilizar uma série de indicadores em ‘dashboards’ ‘online’, que podem ser observados em tempo real em quiosques digitais, permitindo decisões mais rápidas e efetivas”.

De acordo com as empresas, “além do aumento de eficiência de 10%, diminuiu-se o desperdício em 15%” e estima-se poupar de 4.220 horas de trabalho manual por ano.

“Este projeto é um bom exemplo de como a tecnologia pode alavancar o desenvolvimento da indústria. Neste caso, estas soluções têm permitido tornar a gestão da produção mais inteligente e implementar uma manutenção preditiva, com ganhos de eficiência de 10%, mas com potencial de crescimento”, afirma o administrador da NOS Manuel Ramalho Eanes, citado em comunicado.

Esta solução “não só ampliou a nossa eficiência e, em consequência, a nossa capacidade produtiva, como também revolucionou a nossa cultura de gestão operacional. Com a implementação da tecnologia 5G, conseguimos dados e uma analítica mais fiável, o que nos permite tomar decisões de forma mais ágil e precisa”, acrescenta o administrador da Sumol Compal Jaime Alves Cardoso, citado em comunicado.

“Atualmente, as nossas equipas têm a capacidade de identificar e implementar melhorias em tempo real, o que se traduz em ganhos significativos de eficiência, com maior transparência e decisões fundamentadas, quer ao nível operacional, quer nas oportunidades de investimento”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Suspeito de incêndio florestal em Benavente fica em prisão preventiva

Um homem de 62 anos detido por suspeita de ter ateado um incêndio numa quinta, em Benavente, no passado dia 15, ficou em prisão…

“Coisinha Sexy” estreia em Santarém

Integrado no programa da Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, o actor Paulo Patrício vai estrear o seu novo espectáculo “Coisinha Sexy”. Uma…

Município de Santarém aumenta apoio anual aos Ranchos Folclóricos membros efectivos da Federação do Folclore Português

No âmbito do Acordo de Colaboração aos Ranchos Folclóricos do Concelho, o Município de Santarém aumentou 500 euros no apoio a cada um dos…

Hospital de Santarém prevê investimentos de 22 milhões de euros de 2023 a 2025

O plano de atividades e orçamento (PAO) para o triénio 2023-2025 do Hospital Distrital de Santarém (HDS), com investimentos previstos de 22 milhões de…