A fábrica de Almeirim da Sumol Compal registou um aumento “da capacidade de produção de 13 milhões de litros por ano” com a instalação de um sistema 5G da NOS, anunciaram as empresas.

“A solução funciona com a instalação de sensorização 5G no chão de fábrica, que permite a recolha de dados em tempo real, deteta paragens e falhas de produção, possibilitando às equipas implementar melhorias e, assim, aumentar a eficiência desta unidade industrial”, acrescentam.

Para o desenvolvimento do projeto “foram instalados sensores em 16 linhas de enchimento”, sendo que “a informação permite medir, analisar e disponibilizar uma série de indicadores em ‘dashboards’ ‘online’, que podem ser observados em tempo real em quiosques digitais, permitindo decisões mais rápidas e efetivas”.

De acordo com as empresas, “além do aumento de eficiência de 10%, diminuiu-se o desperdício em 15%” e estima-se poupar de 4.220 horas de trabalho manual por ano.

“Este projeto é um bom exemplo de como a tecnologia pode alavancar o desenvolvimento da indústria. Neste caso, estas soluções têm permitido tornar a gestão da produção mais inteligente e implementar uma manutenção preditiva, com ganhos de eficiência de 10%, mas com potencial de crescimento”, afirma o administrador da NOS Manuel Ramalho Eanes, citado em comunicado.

Esta solução “não só ampliou a nossa eficiência e, em consequência, a nossa capacidade produtiva, como também revolucionou a nossa cultura de gestão operacional. Com a implementação da tecnologia 5G, conseguimos dados e uma analítica mais fiável, o que nos permite tomar decisões de forma mais ágil e precisa”, acrescenta o administrador da Sumol Compal Jaime Alves Cardoso, citado em comunicado.

“Atualmente, as nossas equipas têm a capacidade de identificar e implementar melhorias em tempo real, o que se traduz em ganhos significativos de eficiência, com maior transparência e decisões fundamentadas, quer ao nível operacional, quer nas oportunidades de investimento”, conclui.

 

Leia também...

Relação reduz para 57.000 euros coima aplicada aos CTT por incumprimento de serviços

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) reduziu para 57.000 euros a coima aplicada aos CTT no processo em que a empresa foi condenada…

Vales de 25€ atribuídos aos alunos do 2º ao 3º Ciclos pela Câmara Municipal do Entroncamento

O Município do Entroncamento tem desenvolvido, nos últimos anos, uma política que assegura o acesso à educação a todos os jovens do concelho, o…

Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam hoje um perigo máximo…

GNR e Pingo Doce reforçam apoio a idosos no distrito de Santarém durante o Verão

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Pingo Doce renovaram a parceria para o Verão de 2025, reforçando o apoio à população idosa mais…