O distrito de Santarém está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, esta terça e quarta-feira, 22 e 23 de Março, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 12h00 de amanhã. O IPMA emitiu este aviso devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda alguns cuidados a ter nestes casos. Deve ser garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e retirada de inertes e outros o objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas. Os condutores deve adoptar um condução defensiva nestas condições, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Não devem ser atravessadas as zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas. Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, devem ser retirados os animais e equipamentos agrícolas.

A ANEPC reforça ainda que as pessoas devem estar atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…