O distrito de Santarém está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, esta terça e quarta-feira, 22 e 23 de Março, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 12h00 de amanhã. O IPMA emitiu este aviso devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda alguns cuidados a ter nestes casos. Deve ser garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e retirada de inertes e outros o objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas. Os condutores deve adoptar um condução defensiva nestas condições, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Não devem ser atravessadas as zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas. Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, devem ser retirados os animais e equipamentos agrícolas.

A ANEPC reforça ainda que as pessoas devem estar atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Portugal continental sem fogos em curso às 06h30

Às 06h30 de hoje não havia incêndios activos em Portugal continental, num…

Quercus acusa empresas de fazerem obras em Reserva Ecológica na freguesia de Fátima

A associação ambientalista Quercus acusou hoje empresas do grupo Verdasca de construírem…

Prémio ‘Food Fab Lab’ arranca com a segunda edição em Abrantes

O Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo, lança a 2º…
Foto de arquivo

Trabalhadores da Nobre mantêm dois dias de greve

Os Trabalhadores da Nobre Alimentação, em Rio Maior, vão manter a greve…