O Município de Santarém iniciou esta quarta-feira, 15 de Abril, a formação de 60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para, em casos de necessidade, darem apoio no Hospital de Retaguarda que está instalado na Escola Alexandre Herculano, em Santarém.

Os 60 funcionários estão a tirar uma “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”. A formação está dividida em 10 módulos, versa, para além do papel do assistente operacional, as temáticas das Actividades de Vida e Graus de Dependência; Ambiente Seguro; Cuidados de higiene e conforto; Alimentação; Mobilizações, transferências e posicionamentos, Eliminação – cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; Prevenção e controlo de infecção; Cuidados de saúde do idoso e Suporte Básico de vida.

A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Orçamento de Torres Novas cresce para os 48 milhões de euros em 2021

A Câmara de Torres Novas aprovou o orçamento para 2021, com um…

Sargento-mor da GNR morre vítima de ataque cardíaco

Jaime Guimarães, sargento-mor aposentado da Guarda Nacional Republicana, morreu na terça-feira, 29…

Trabalhadores da Aguarela do Mundo queixam-se de condições de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Bebidas (SINTAB) vai…

Município da Chamusca renova apoio às IPSS no combate à pandemia

O Município da Chamusca reforçou e renovou os protocolos com as Instituições…