O Município de Santarém iniciou esta quarta-feira, 15 de Abril, a formação de 60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para, em casos de necessidade, darem apoio no Hospital de Retaguarda que está instalado na Escola Alexandre Herculano, em Santarém.

Os 60 funcionários estão a tirar uma “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”. A formação está dividida em 10 módulos, versa, para além do papel do assistente operacional, as temáticas das Actividades de Vida e Graus de Dependência; Ambiente Seguro; Cuidados de higiene e conforto; Alimentação; Mobilizações, transferências e posicionamentos, Eliminação – cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; Prevenção e controlo de infecção; Cuidados de saúde do idoso e Suporte Básico de vida.

A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Confederação de idosos reclama criação de rede pública de equipamentos sociais

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos MURPI exige um plano estratégico de protecção das pessoas idosas nos lares e reclama a urgente…

GNR recupera dois cães desaparecidos em Santarém há mais de um ano

A GNR recuperou dois cães que se encontravam desaparecidos, no concelho de Elvas, tendo os animais já sido entregues aos seus proprietários. O Comando…

Empresários do sector do turismo de Fátima com quebras de 90%

Os empresários do setor do turismo de Fátima estão a registar quebras de cerca de 90% devido à covid-19, só perspectivando uma “retoma significativa”…

Mulher morre em colisão rodoviária na A1

Uma mulher, de 44 anos de idade, morreu na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo ligeiro de…