O Município de Santarém iniciou esta quarta-feira, 15 de Abril, a formação de 60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para, em casos de necessidade, darem apoio no Hospital de Retaguarda que está instalado na Escola Alexandre Herculano, em Santarém.

Os 60 funcionários estão a tirar uma “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”. A formação está dividida em 10 módulos, versa, para além do papel do assistente operacional, as temáticas das Actividades de Vida e Graus de Dependência; Ambiente Seguro; Cuidados de higiene e conforto; Alimentação; Mobilizações, transferências e posicionamentos, Eliminação – cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; Prevenção e controlo de infecção; Cuidados de saúde do idoso e Suporte Básico de vida.

A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Pais de Bebé Matilde asseguram cirurgia do pequeno Tomás Leal em clínica espanhola

A primeira boa notícia para o pequeno Tomás Leal, um menino de…

Distribuição do Correio do Ribatejo seriamente prejudicada devido a nova greve dos Correios

A distribuição postal do ‘Correio do Ribatejo’ pelos nossos assinantes será esta…

Homem mata mulher e suicida-se depois de discussão em Casais da Amendoeira

Um homem matou uma mulher com disparos de caçadeira, fugiu e, eventualmente,…

Ministro realça contributo das forças de segurança durante pandemia em Torres Novas

O ministro da Administração Interna realçou esta quarta-feira, 20 de Maio, o…