O Município de Santarém iniciou esta quarta-feira, 15 de Abril, a formação de 60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para, em casos de necessidade, darem apoio no Hospital de Retaguarda que está instalado na Escola Alexandre Herculano, em Santarém.

Os 60 funcionários estão a tirar uma “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”. A formação está dividida em 10 módulos, versa, para além do papel do assistente operacional, as temáticas das Actividades de Vida e Graus de Dependência; Ambiente Seguro; Cuidados de higiene e conforto; Alimentação; Mobilizações, transferências e posicionamentos, Eliminação – cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; Prevenção e controlo de infecção; Cuidados de saúde do idoso e Suporte Básico de vida.

A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Santarém perdeu 12 mil eleitores

Com o recenseamento eleitoral suspenso desde 07 de Agosto e até à…

Celestino Graça transforma Santarém na capital do folclore

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ugBeZCveSqI&w=560&h=315]   Santarém está transformada, por estes dias, na capital do…

Ciclista ferido com gravidade na EN 118

Um colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um velocípede provocou…

Funeral de Isidro Mena Esteves marcado para esta segunda-feira em Azóia de Cima

O funeral do antigo presidente da Junta de Freguesia de Azóia de…