O Município de Santarém iniciou esta quarta-feira, 15 de Abril, a formação de 60 assistentes operacionais dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para, em casos de necessidade, darem apoio no Hospital de Retaguarda que está instalado na Escola Alexandre Herculano, em Santarém.

Os 60 funcionários estão a tirar uma “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde”. A formação está dividida em 10 módulos, versa, para além do papel do assistente operacional, as temáticas das Actividades de Vida e Graus de Dependência; Ambiente Seguro; Cuidados de higiene e conforto; Alimentação; Mobilizações, transferências e posicionamentos, Eliminação – cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; Prevenção e controlo de infecção; Cuidados de saúde do idoso e Suporte Básico de vida.

A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com 100 camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes COVID FREE do Hospital Distrital de Santarém, libertando, assim, espaço e camas para doentes com patologia viral COVID-19.

Leia também...

Incêndio em habitação provoca sete desalojados em Amiais de Baixo

Um incêndio numa habitação provocou sete desalojados na manhã deste sábado, 7 de Dezembro, em Amiais de Baixo, concelho de Santarém. Segundo o Comando…

Câmara de Santarém abre concurso para contratação de oito assistentes operacionais

O Município de Santarém abriu concurso para a contratação de oito assistentes operacionais de serviços gerais para a Divisão de Gestão de Espaço Público…

Bombeiros e populares resgatam cavalo atolado no Rio Almansor

Um cavalo que caiu ao rio Almansor na manhã de quarta-feira, 30 de Outubro, foi salvo por mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia…

Colisão no IC2 faz seis feridos, dois em estado grave

Seis feridos, dos quais dois em estado grave, é o resultado de uma colisão entre duas viaturas ligeiras no IC2 este sábado, 9 de…