70 por cento dos bombeiros profissionais do distrito de Santarém aderiram à greve nacional convocada para esta sexta-feira, 31 de Janeiro, segundo dados da Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

A greve dos bombeiros profissionais insere-se no âmbito da greve nacional da função pública, convocada pela Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), da UGT, e pela frente Comum, da CGTP.

A adesão à greve da função pública dos bombeiros profissionais ronda os 80 e os 85 por cento a nível nacional, de acordo com informação prestada pela Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

“A adesão à greve dos bombeiros profissionais ronda entre os 80 e os 85%. Em algumas localidades como Figueira da Foz e Lisboa a adesão é superior, na ordem dos 90%”, referiu a fonte da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP).

Em Santarém, a adesão é de 70% e Porto e Coimbra de 80%, adiantou a ANBP/SNBP, referindo-se sempre ao primeiro turno, entre as 20h00 de quinta-feira e as 08h00 de hoje e o segundo turno.

Aderiram igualmente outras organizações sindicais, que estão contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%, nomeadamente a Federação dos Sindicatos da Administração Público (Fesap), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o actual Governo liderado por António Costa tomou posse, em 26 de Outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), marcada para 06 de Fevereiro.

Leia também...

Câmara de Santarém aprova orçamento de 54,7 milhões de euros para 2019

A Câmara de Santarém aprovou ontem o orçamento para 2019 no valor de 54,7 milhões de euros (mais 7,35% que o do presente ano),…

GNR apanha condutor com detector de radares na A1

O Destacamento de Trânsito, do Comando Territorial de Santarém, apreendeu a um condutor no dia 3 de Abril, um dispositivo detector de radares, na…

GNR reforça segurança a peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar, até ao dia 13 de maio, as acções de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade…

Correio do Ribatejo – 129 Anos: Um ponta-de-lança do associativismo

Trabalho, dedicação e paixão tem sido a receita de Rui Manhoso tanto na vida como no trabalho que tem desenvolvido em prol do desenvolvimento…