70 por cento dos bombeiros profissionais do distrito de Santarém aderiram à greve nacional convocada para esta sexta-feira, 31 de Janeiro, segundo dados da Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

A greve dos bombeiros profissionais insere-se no âmbito da greve nacional da função pública, convocada pela Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), da UGT, e pela frente Comum, da CGTP.

A adesão à greve da função pública dos bombeiros profissionais ronda os 80 e os 85 por cento a nível nacional, de acordo com informação prestada pela Associação Nacional de Bombeiros profissionais.

“A adesão à greve dos bombeiros profissionais ronda entre os 80 e os 85%. Em algumas localidades como Figueira da Foz e Lisboa a adesão é superior, na ordem dos 90%”, referiu a fonte da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP).

Em Santarém, a adesão é de 70% e Porto e Coimbra de 80%, adiantou a ANBP/SNBP, referindo-se sempre ao primeiro turno, entre as 20h00 de quinta-feira e as 08h00 de hoje e o segundo turno.

Aderiram igualmente outras organizações sindicais, que estão contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%, nomeadamente a Federação dos Sindicatos da Administração Público (Fesap), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o actual Governo liderado por António Costa tomou posse, em 26 de Outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), marcada para 06 de Fevereiro.

Leia também...

Bebé de dois meses morre após sofrer paragem cardiorrespiratória

Um bebé de apenas dois meses e meio morreu ao início da…

Vem aí a “maior AgroGlobal de sempre”

Está tudo a postos para o arranque de mais uma edição da…

Abrantes com aumento de 7 por cento no orçamento em 2021 devido a novas competências

A Assembleia Municipal de Abrantes aprovou para 2021 um orçamento de 39,4…

“Não há explicação para a discriminação de Mação na atribuição dos apoios” [VÍDEO]

Intervenção da deputada Patrícia Fonseca, eleita pelo Círculo de Santarém, na Comissão…