Setenta e sete pessoas, entre utentes e funcionários, estão infectadas na sequência de um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, tendo um idoso já morrido.

“Tínhamos 57 utentes, infelizmente houve um senhor que faleceu, e, neste momento, temos 56 pessoas infectadas entre os utentes e também 21 funcionários infectados”, disse Manuel Jorge Valamatos, presidente da autarquia de Abrantes, sobre o surto detectado na ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes.

Os primeiros oito casos de infecção foram detectados no fim de semana (quatro utentes e quatro funcionários). Na quarta-feira, o número de infectados subiu para 28, entre os quais um idoso que foi hospitalizado e acabou por morrer.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, “a instituição procedeu à sectorização” do edifício, de acordo com o plano de contingência e com a supervisão da delegada de Saúde Pública do Médio Tejo, com a separação dos idosos em duas alas, “infectados e não infectados”.

Os idosos que estão infectados têm “sintomas ligeiros”, sem necessidade de hospitalização, acrescentou.

“A expectativa que existe é que as coisas possam ficar controladas no sentido de não haver mais situações a registar e que se possa começar com o processo de vacinação o mais rápido possível”, disse o autarca.

O início da vacinação contra a covid-19 na instituição estava agendada para segunda-feira, dia 25 de Janeiro, mas os casos de infecção por SARS-CoV-2 obrigaram a adiar o processo. O lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem 105 utentes e 120 trabalhadores.

Manuel Jorge Valamatos revelou também a existência de um outro surto no concelho, numa casa de acolhimento para idosos em Mouriscas, com um total de 20 pessoas infectadas, entre utentes e funcionários.

“Estão todos positivos e estão todos isolados na casa de acolhimento e com poucos sintomas”, disse, acrescentando que o concelho de Abrantes tem ainda “muitos casos isolados e também famílias infectadas”, em virtude da transmissão comunitária do vírus SARS-CoV-2.

Segundo dados de quinta-feira, desde o início da pandemia, o concelho de Abrantes já registou 1.264 casos de infecção, com 46 óbitos confirmados e 755 pessoas recuperadas da doença.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…