As potencialidades do mercado chinês para a suinicultura portuguesa são discutidas no 9º Congresso Nacional de Suinicultura que se realiza a 8 e 9 de Maio, em Rio Maior.

O congresso recebe Osler Desouzart, perito internacional na área do comércio agroalimentar, que vem a Portugal expor as potencialidades que a China oferece enquanto mercado de exportação, fornecendo aos suinicultores portugueses o enquadramento técnico e social acerca da produção e consumo de carne de porco neste país. A Suinicultura no Planeta China é o tema da sua palestra e enquadra-se num programa diversificado que inclui a discussão de temas polémicos dentro e fora do setor.

Entre os temas a abordar no encontro está a qualidade nutricional da carne de porco ou o surgimento da carne sintética como uma opção alimentar cada vez mais real, bem como o impacte ambiental da actividade ou os desafios da sucessão geracional num negócio que em Portugal se mantém eminentemente familiar.

O congresso terá ao todo cinco painéis de discussão. Além do tema “A Suinicultura no Planeta China” fazem também parte em agenda a “Carne Sintética”, uma opção à vista, tema explanado pelo Professor Carlos Buxadé, professor emérito da Universidade Politécnica de Madrid que nos últimos anos se tem dedicado ao estudo dos desenvolvimentos da carne sintética e aos seus potenciais impactes na área da suinicultura.

“Tendências de Consumo”, somos e seremos aquilo que comemos, momento que conta com a intervenção da professora Carla Gonçalves, nutricionista e directora do curso de Ciências da Nutrição na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Marketing e Comunicação que conta com as intervenções de Pedro Aguiar, docente no IPAM e de Liliana Astrid Galindo, diretora de marketing do projeto PorKColombia, iniciativa de promoção de consumo da carne de porco na Colômbia, são igualmente temas em debate.

Para o encerramento do 9º Congresso Nacional de Suinicultura a temática é a “A Empresa familiar: A motivação e a Sucessão geracional” que conta com a participação de Nuno Correia, o primeiro empresário na área da suinicultura a exportar para a China, e de Fernando Correia, seu pai e fundador da Intersuínos.

Leia também...

NERSANT celebra sucesso das feiras digitais e anuncia próximo certame para dezembro

As cinco feiras digitais realizadas na plataforma de negócios “Compro no Ribatejo” contaram com boa adesão, refletindo o interesse contínuo dos visitantes em explorar…

Caima investe 40 ME para garantir neutralidade carbónica

Empresa vai abandonar os combustíveis fósseis em todo o seu processo de produção.

Águas do Ribatejo investe na requalificação da rede em Foros de Salvaterra

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) vai iniciar as obras de requalificação da Rua do Agricultor, em Foros de Salvaterra, no concelho de…

Empresários consideram que Santuário de Fátima podia receber mais de 6 mil peregrinos

 A presidente da Aciso – Associação Empresarial Ourém-Fátima, Purificação Reis, disse hoje que o Santuário de Fátima poderia ter uma lotação superior a 6.000…