Havia nos anos 60 do século XX uma carpintaria em Vila Franca de Xira com um cartaz onde se lia: «Nesta oficina é proibido discutir política, futebol e religião» Era a maneira de impor uma norma que evitava discussões sem fim à vista.

Clientes, oficiais e aprendizes ficavam assim a conhecer as regras do jogo. Ao lado outra placa referia em advertência: «É proibido fumar e foguear».

Um amigo, jornalista e escritor, colocou na Internet uma ideia que não tem o meu acordo. Segundo ele é a situação geral do país que determina a forte abstenção nas eleições – autárquicas, legislativas, europeia e presidenciais. Para mim é a abstenção que determina o estado a que isto chegou.

Esse meu amigo considera que a remodelação governamental de Outubro de 2018 é uma feira de vaidades. Para mim é o resultado de uma campanha sórdida contra o Governo com duas palavras: Pedrógão e Tancos.

No primeiro caso até apareceu uma «caça mortos» que usava abreviaturas e nomes repetidos para engordar a lista, um ex- primeiro ministro a falar em «suicídios» e jornalistas a noticiarem a queda de uma avião que não caiu, de facto. No segundo caso (Tancos) um jornal de Espanha referia uma lista completa de «armas» que eram afinal munições e uma jornalista espanhola afirmou sem perder a vergonha que no seu país «é vulgar as notícias serem assinadas com pseudónimo».

Na Estrada de Benfica há um quiosque de jornais frente à Igreja Paroquial, quiosque esse onde um estendal de periódicos é lido com avidez pelos fiéis da missa em frente. Alguns compram jornais que são feitos de papel e água suja das sarjetas. Como a Estrada de Benfica foi em tempos uma ribeira com lavadeiras, pedras e sabão, eu chamo-lhe a aldeia da roupa suja. A aldeia da roupa branca é um filme de Chianca de Garcia com Beatriz Costa no principal papel.

José do Carmo Francisco

Leia também...

Operação “Viajar sem pressas” da GNR fiscaliza velocidade na estrada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a partir desta terça-feira, 10 de Março, e até segunda-feira, 16 de Março, a fiscalização rodoviária no…

Achados na Lapa do Picareiro revelam que humanos modernos chegaram mais cedo à zona mais ocidental da Europa

Os humanos modernos chegaram à zona mais Ocidental da Europa, no que hoje é Portugal, 5 mil anos antes do que até aqui se…

Câmara de Santarém preocupada com ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre encosta das Portas do Sol

A Câmara de Santarém reafirmou hoje a “enorme preocupação” com a ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre a consolidação da encosta das…

Atropelamento junto ao Hospital de Santarém provoca um ferido

Um homem, com cerca de 70 anos de idade, ficou com ferimentos leves na sequência de um atropelamento na passadeira na rua de acesso…