“A GNR e a Segurança Comunitária: Novos Desafios” foi o tema da conferência que o Tenente-Coronel Gonçalo Carvalho, Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém apresentou, no passado dia 28 de Setembro, a convite do Rotary Clube de Santarém.

Nesta comunicação, Gonçalo Carvalho apresentou os vários programas de Policiamento de Proximidade que a GNR desenvolve na actualidade e que têm permitido “aproximar as polícias dos cidadãos, associar às autoridades uma imagem amigável e resolver os problemas da ordem pública e da segurança com estratégias mais eficazes”.

Contudo, segundo referiu, “a sociedade é hoje mais exigente para com quem lhe presta serviços, em especial com as Forças de Segurança”.

Assim, para além da demonstração activa de presença próxima e preventiva, a GNR pretende desenvolver o Policiamento Comunitário, onde se constituam novas parcerias entre as pessoas e a polícia, fundamentando-se na ideia de que a polícia e a comunidade têm que trabalhar em conjunto para identificar e definir as prioridades e encontrar soluções para os problemas.

PUBLICIDADE

Segundo defendeu, a comunidade “tem de estar envolvida na dinâmica da segurança, constituindo este envolvimento um verdadeiro princípio de uma cidadania activa”.
Explicando que o Policiamento Comunitário é definido, como “uma filosofia e uma estratégia organizacional que pretende uma nova parceria entre as pessoas e a polícia”, o Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém defendeu que “a polícia e a comunidade têm que trabalhar em conjunto para identificar e definir as prioridades e encontrar soluções para os problemas da actual sociedade”.

“Um dos instrumentos de maior relevância no policiamento comunitário são as parcerias. Actualmente, a resolução de problemas complexos, como os relacionados com o crime e a insegurança, apelam à contribuição de diversos parceiros institucionais e do sector privado, em áreas tão distintas como a educação, a segurança social, saúde, cultura”, afirmou Gonçalo Carvalho.

“A Guarda pretende ser uma Força de Segurança humana, próxima e de confiança que se distinga pela excelência e reconhecida como referência nacional no domínio da segurança”, disse, sublinhando que a prevenção se constitui como “pilar principal”.

Nesse sentido, os principais objectivos deste modelo de Policiamento Comunitário são a criação de um sentimento de segurança das populações, a construção e manutenção de relações de confiança, a manutenção da ordem através de uma análise pormenorizada das características e origem de determinados problemas e a redução da criminalidade, utilizando a antecipação como instrumento eficaz na manutenção da paz social próximo das comunidades.

“Este modelo de policiamento implica uma verdadeira aproximação à comunidade e o seu envolvimento na resolução dos seus problemas. Será nesta capacidade de envolver e mobilizar os cidadãos a colaborar em prol da segurança de todos que resultará num melhor e mais eficaz combate à criminalidade e, como objectivo último, evitar que o crime ocorra”, concluiu.

O Tenente-Coronel Gonçalo Carvalho é Comandante no Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém. É natural de Alpiarça, onde nasceu a 23/05/1974. É mestre em Ciências Militares – Segurança (GNR), pela Academia Militar, possui uma pós-graduação em Direito e Segurança e é doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…