As palavras do Papa Francisco num encontro com consagrados em fevereiro de 2016 são o mote para a Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, a realizar em Fátima, entre 18 e 21 de fevereiro.

“Podeis infundir esperança nesta nossa humanidade marcada por diversos motivos de ansiedade e temor e por vezes tentada ao desânimo. Podeis fazer sentir a força renovadora das bem-aventuranças, da honestidade, da compaixão; o valor da bondade, da vida simples, essencial, cheia de significado. E podeis alimentar a esperança também na Igreja”, disse o pontífice numa intervenção que serve de texto inspirador para o encontro de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

Na ocasião, o papa exortou ainda os participantes no encontro no Vaticano em 2016 a não se deixarem “influenciar pela idade nem pelo número”.

“O que mais conta é a capacidade de repetir o ‘sim’ inicial do chamamento de Jesus que continua a fazer-se sentir, de forma sempre nova, em cada fase da vida”, afirmou Francisco.

“Que esperança na vida consagrada?” é o tema dos trabalhos dos quatro dias do encontro promovido pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CRIP) e que permitirá o debate de questões como “Modelos Bíblicos da Esperança”, “A Esperança na Vida Eterna”, “A Esperança vivida numa Igreja Sinodal” e “A proteção de menores na Igreja: missão-Esperança”.

O bispo de Lamego, António Couto, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Barbosa, e o padre jesuíta José Frazão Correia serão alguns dos conferencistas nesta Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, que decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Leia também...

Festival Internacional de Cinema de Santarém celebra cinema e memória na sua 18.ª edição

O Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS) está de regresso entre…

Autoridades procuram jovem desparecido no rio Tejo em Santarém

As autoridades procuram um jovem de 15 anos de idade que desapareceu…

Dia Mundial da Doença de Alzheimer assinalado em Santarém

Sob o lema “Porque a memória é de todos”, a associação Alzheimer…

Municípios da Lezíria do Tejo presentes no Festival Nacional de Gastronomia

A CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e os 11…