Através de um projecto piloto com a empresa líder em micromobilidade, Bird, Almeirim inaugurou recentemente um serviço de aluguer de trotinetes eléctricas.

O projecto contempla, nesta primeira fase, cerca de 450 trotinetas, a distribuir pelos três municípios. Almeirim foi contemplada com 75, tantas quantas o Cartaxo, e Santarém com cerca de 300 trotinetas.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim explicou que o projecto assenta num modelo de utilização sem doca. Para usar as trotinetes deve ter a Aplicação da Bird e registar lá os seus dados. É ainda necessário associar um cartão de crédito ou fazer um pagamento. O uso das trotinetes está dependente de um custo, que é variável, já estando disponível a modalidade de desbloqueios por 3 meses, passe diário e passe mensal. O protocolo prevê a utilização das trotinetes, em todo o concelho de forma gradual. Neste momento é possível já ir até Fazendas de Almeirim e Tapada, ou mesmo santarém pela Ponte D. Luís. O alargamento está naturalmente dependente da procura. A Bird assegura a recarga das trotinetes e a sua colocação em locais de maior utilização, sendo que cada utilizador as pode pegar e largar em qualquer local desde que o mesmo não impeça a circulação de pessoas. Ou seja, elas podem ser estacionadas, por exemplo, num passeio, desde que esse estacionamento não impeça a circulação das pessoas nesse passeio. A ideia desta micromobilidade é mesmo essa. Ir de um local para outro e parar exactamente onde queremos ficar.

De resto, a aposta de Almeirim na mobilidade sustentável não se fica por aqui. A autarquia foi pioneira num projecto de venda de bicicletas aos munícipes, com o Almeirim.on.bike, e mantém o Al-Gira, com 30 bicicletas, um serviço gratuito de bikesharing, a partir de 9 estações localizadas em locais estratégicos de Almeirim. Este projeto-piloto tem a duração de um ano.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…