Na noite de sábado a plateia do Teatro Sá da Bandeira assistiu ao espectáculo de Tiago Rodrigues ‘Um outro fim para a Menina Júlia’, a partir de Strindberg, do Teatro Nacional D. Maria II e é uma peça sobre o sermos felizes com um copo de vinho.

Com esta peça podemos constatar que afinal, a menina Júlia não encontrou a morte, mas a felicidade. Mais de 30 anos depois daquela noite de São João que nenhum amante de teatro poderá esquecer, eis-nos perante o improvável reencontro com as personagens de Strindberg. Tiago Rodrigues imaginou ‘Um outro fim para a Menina Júlia’, e nele Júlia e João estão casados, gerem um pequeno hotel, e experimentam ser felizes por entre pilhas de guardanapos, um copo de vinho e finas lascas de presunto.

Esta encenação respeita a essência da peça, conservando parte dos seus dilemas, mas junta-lhe novas equações. Coloca duas gerações em cena (e pisca o olho tanto a jovens, quanto a público mais velho), numa espécie de jogo de espelhos, e parte de um final aparentemente feliz para a paixão de Júlia e João, contando a história em flashback.

O espectáculo, com bom ritmo, deixa perguntas no ar. O que é a felicidade para um casal “feliz”? A felicidade estará sempre assente em episódios mais ou menos obscuros? Faz sempre algumas vítimas e varre-as para debaixo do tapete da sala? É capaz de moldar o carácter?

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental a receita deste espectáculo reverte a favor d’A Farpa – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico.

Leia também...

BONS SONS dá as boas-vindas ao fim-de-semana com música e cinema

A música portuguesa já se instalou em Cem Soldos. As tendas estão montadas, o amor de verão está no ar e as casas, as…

Wayne Marshall grava novo trabalho no órgão de tubos de Fátima

O organista britânico Wayne Marshall regressou a Fátima para gravar o seu novo trabalho no órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do…

Centro Cultural Regional de Santarém assinala 40 anos de serviço em prol da Cultura

Animador cultural, António Amaral e Elias Rodrigues, presidente da direcção do CCRS Criado a 10 de Julho de 1980, na sequência de um projecto…

Teatro Virgínia apresenta programação para próximo trimestre

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentou hoje a programação do primeiro trimestre de 2025 com nomes como Ana Moura, Olavo Bilac, Stereossauro e…