No dia 6 de Dezembro, entre as 10 e as 16 horas, a Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA), com o apoio de 18 escuteiros e quatro responsáveis do Agrupamento de escuteiros 1301 de Alpiarça, efectuaram a manutenção e limpeza dos ninhos artificiais existentes na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, que tinham sido colocados no ano anterior.  

Com esta acção, foi possível preparar os ninhos artificiais para a próxima época de reprodução das aves. Um sobreiro, que caiu no Inverno passado, foi destroçado para se criarem pilhas de galhos que servirão de habitat, principalmente, para insetos, deixando ficar alguns ramos que ajudarão a segurar o solo, evitando deslizamentos. Procedeu-se ao corte de canas (Arundo donax), espécie exótica invasora, com efeitos nocivos sobre a vegetação autóctone e ainda houve tempo para plantar um teixo (Taxus baccata). Foi um dia de trabalho intenso, mas também de muito convívio e diversão.

Leia também...

Concluída remoção de 15 mil m3 de lamas das águas do Tejo com “excelente qualidade”

Os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo, junto às Portas de Ródão, ficaram concluídos na semana passada, disse ontem o ministro do…

Ecolezíria incentiva escolas e alunos a reciclar

A Ecolezíria (Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos) está a promover a 2.ª edição do Concurso de…

Ecolezíria disponibiliza centros de compostagem comunitária em cinco Juntas de Freguesia

A Ecolezíria, empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos disponibiliza cinco centros de compostagem comunitária em parceria com…

Águas do Ribatejo e Deco juntam-se em campanha para promover poupança de água

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assina na quinta-feira, na sua sede, em Salvaterra de Magos, um protocolo de cooperação com a associação de…