No dia 6 de Dezembro, entre as 10 e as 16 horas, a Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA), com o apoio de 18 escuteiros e quatro responsáveis do Agrupamento de escuteiros 1301 de Alpiarça, efectuaram a manutenção e limpeza dos ninhos artificiais existentes na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, que tinham sido colocados no ano anterior.  

Com esta acção, foi possível preparar os ninhos artificiais para a próxima época de reprodução das aves. Um sobreiro, que caiu no Inverno passado, foi destroçado para se criarem pilhas de galhos que servirão de habitat, principalmente, para insetos, deixando ficar alguns ramos que ajudarão a segurar o solo, evitando deslizamentos. Procedeu-se ao corte de canas (Arundo donax), espécie exótica invasora, com efeitos nocivos sobre a vegetação autóctone e ainda houve tempo para plantar um teixo (Taxus baccata). Foi um dia de trabalho intenso, mas também de muito convívio e diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Renova não pode impedir acesso à nascente do Almonda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou que a Renova “não poderá impedir o acesso à nascente do rio Almonda”, em Torres Novas, frisando…

Bacia hidrográfica do Tejo com 88,5% de armazenamento de água

O Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), organismo que monitoriza as disponibilidades hídricas das albufeiras e bacias hidrográficas do país, aponta para…

Ministro do Ambiente deve exigir explicações a homóloga espanhola por poluição no Tejo

O proTEJO considerou que o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, deve exigir explicações à sua homóloga espanhola devido à poluição…

Movimento proTejo celebra 10 anos

O Movimento proTEJO assinala 10 anos de actividade pela defesa do rio Tejo, em 7 de Setembro, com uma concentração e uma descida de…