A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA), promoveu uma oficina de fabrico de substrato biológico, no passado dia 20 de Setembro, pelas 9h30m, na zona da Gamela, Alpiarça.
A iniciativa surgiu “do compromisso da Associação para com a sustentabilidade e do interesse crescente neste tipo de práticas”, refere a mesma em comunicado.
Ainda segundo a nota de imprensa, o evento contou com nove participantes que foram orientados pelo Engº Carlos Arraiolos e cujas atividades iniciaram-se com a colheita de terra virgem (terra nunca antes cultivada), numa zona de sobreiros.
Após a recolha de terra, procedeu-se à mistura de componentes, como farelo de trigo e água, até se obter uma mistura com as características pretendidas. A mistura foi coberta com uma lona e vai ser remexida de oito em oito dias, até o substrato estar pronto ao fim de um mês. Depois de concluído, o substrato é espalhado na horta, na dose de 100 gramas por metro quadrado.
A operação teve como objetivo “fabricar um substrato onde as bactérias amigas, existentes na terra virgem, se desenvolvam”, explica a AANA que acrescenta ainda que estas bactérias “vão ocupar o espaço, cumprindo a sua função de decomposição da matéria orgânica existente no terreno, libertando os elementos e impedindo o desenvolvimento de bactérias nocivas”.