O concurso público para a requalificação do Itinerário Complementar (IC)2, um investimento de 8,6 milhões de euros a realizar entre Alcobaça e Rio Maior.

A empreitada vai incidir na requalificação do IC2/EN1 “entre o nó da Asseiceira, ao quilómetro 65,2, e a zona urbana de Freires ao quilómetro 85,5”, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), a num comunicado sobre o lançamento do concurso para o troço com uma extensão de 20,3 quilómetros que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria.

A obra contempla a reformulação de cinco intersecções, substituindo os actuais cruzamentos por rotundas, que se localizarão aos quilómetros 78,8, 79,6, em Rio Maior, e aos quilómetros 81,3, 83,3 e 84,6, na freguesia de Benedita, no concelho de Alcobaça.

Além da construção das rotundas será realizada “uma reabilitação profunda do pavimento, bem como de todas as infra-estruturas de drenagem e instalação de equipamentos de sinalização e segurança”, refere o comunicado da IP, sublinhando que a intervenção “irá melhorar fortemente as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”.

O concurso foi lançado por um preço base de 8,6 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias.

Os atrasos na requalificação do IC2 geraram, nos últimos anos, protestos organizados pelo Movimento Marcha Lenta no IC2 e apoiados pelas autarquias de Alcobaça e Rio Maior.

A IP deliberou em Outubro de 2015 proceder ao lançamento do procedimento pré-contratual necessário à contratação da empreitada denominada “IC2/EN1 – Beneficiação entre Asseiceira (KM 65+200) e Freires (KM 85+500)”, pelo valor de 7,5 milhões de euros, que, na altura, faseou pelos anos de 2016 (1,15 milhões de euros) e 2017 (6,35 milhões de euros).

O lançamento do concurso voltou a estar previsto até ao final de 2018, com previsão do início da empreitada no segundo semestre de 2019.

Em Fevereiro de 2019, a IP anunciou para esse mesmo mês o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do IC2/EN1, o qual voltou a ser adiado até hoje, data em que finalmente se verificou a publicação.

Leia também...

Prisão preventiva para jovem de 24 anos por violência doméstica

Um jovem de 24 anos de idade vai aguardar julgamento em prisão preventiva pelo crime de violência doméstica. Segundo nota da PSP, o suspeito,…

Advogado de Felgueiras leva a adiamento de julgamento de ex-presidente da AUSTRA

O Tribunal de Santarém adiou esta terça-feira, 10 de Março, o início do julgamento do ex-presidente da AUSTRA Fernando Fernandes, acusado de peculato, dado…

Exército realiza acção de sensibilização em lar do Cartaxo

Fotos: Forças Armadas Portuguesas O Exército Português realizou uma acção de sensibilização na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, esta sexta-feira, 30 de Outubro, na…

Distrital de Santarém do PSD mantém “reserva” e “aguarda para ver”

A distrital de Santarém do PSD decidiu manter “reserva total” e “aguardar para ver” o que vai acontecer na disputa aberta por Luís Montenegro…