Decorreu no passado dia 19 de Maio, integrado nas comemorações da Noite dos Museus, a inauguração do Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Profissões Tradicionais (CAOST), com a presença de cerca de centena e meia de pessoas.

Este NRC vai dar uma nova vida ao edifício que serviu de Quartel aos Bombeiros Municipais e promover maior dinamismo ao casco histórico desta ilustre Vila Ribatejana.

No espaço destinado a exposições temporárias, encontra-se a exposição “Um quartel de Memórias”, que é uma merecida homenagem aos Soldados da Paz da Vila de Coruche.

Antes do descerramento da placa de inauguração no interior do edifício e das visitas aos diversos espaços expositivos, foram proferidos discursos pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira e pelo Responsável do Serviço de Etnografia, Aníbal Mendes.

O Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Profissões Tradicionais (CAOST) de Coruche, pretende para além da exposição de longa duração na qual se estruturam décadas de história, coexistam igualmente espaços de memória e identidade, onde se possa realizar, nomeadamente o saber-fazer associado aos ofícios e actividades artesanais.

A exposição de longa duração sob o título “Dos ranchos de gente às máquinas de mil braços: cultivar memórias, semear e aprender” disponibiliza-se um registo das profundas alterações ocorridas nas paisagens deste rico vale ribatejano e as mudanças económicas, sociais e culturais vivenciadas pelas comunidades coruchenses durante o longo processo de mecanização da agricultura no território, do vale do Rio Sorraia.

Em prol de um desenvolvimento sustentável, este legado identitário que se preserva e valoriza, onde a transmissão e partilha de conhecimentos a todos envolve.

Leia também...

Cáritas Portuguesa lança livro “Mala da Partilha – Histórias de Vida” em Santarém

A Cáritas Portuguesa apresentou o livro “Mala da Partilha – Histórias de Vida”, no dia 28 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do…

Espectáculo “Drama”, de Victor Hugo Pontes, aberto à participação da comunidade de Torres Novas

O espectáculo de dança “Drama”, de Victor Hugo Pontes, que sobe ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo dia 21, prevê…

Grupo Académico representa o folclore português em França

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, que integrará nesta digressão alguns componentes do Grupo Infantil de Dança Regional, vai representar o nosso país no…

Associação José Afonso realiza encontro nacional em Santarém

O Núcleo de Santarém da Associação José Afonso realiza, nos próximos dias 1 e 2 de Junho, o Encontro Nacional de Sócios e Amigos…