Presidência e Assembleia da República apoiam Prémio Literário ‘A Escola’ na Linhanceira

Galardão criado no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira vai conceder três prémios na freguesia de Asseiceira, três no concelho de Tomar e três a nível nacional.

Trabalhos de ficção narrativa podem cingir-se ao texto ou integrar ilustração, fotografia ou mesmo música. Iniciativa conta com o apoio de entidades como a Casa Fernando Pessoa, Casa da Música e algumas das melhoras editoras nacionais.

A importância do Prémio Literário A Escola, iniciativa criada no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira, levou já à garantia do apoio de instituições como a Presidência da República, Assembleia da República, Casa Fernando Pessoa ou Casa da Música, bem como de algumas das melhores editoras nacionais.

Na semana em que se celebra o Dia do Autor Português, é importante relembrar que este prémio, que aceita trabalhos até 15 de Julho, pretende incentivar precisamente o aparecimento de novos autores, concedendo um total de nove distinções, mas também de forma bastante abrangente, uma vez que os participantes poderão concorrer com textos literários no sentido mais “tradicional”, mas também com trabalhos que misturem os conceitos, integrando desde a ilustração à fotografia, ou até música ou qualquer outra linguagem que entenderem.

O que é necessário é que escrevam uma história em língua portuguesa que aborde o tema “A escola”, com um máximo de 60 páginas A4. No mínimo, deverá ter 1 página no escalão Infantil (até aos 10 anos de idade), 3 páginas no Juvenil (dos 11 aos 17 anos) e 5 páginas no Adulto (a partir dos 18 anos). Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, independentemente do país onde residam, e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

O júri atribuirá três categorias de prémios: Local (para autores nascidos ou residentes na freguesia de Asseiceira), Concelhia (para autores nascidos ou residentes no concelho de Tomar) e Nacional. Haverá, pois, nove premiados, acumuláveis (isto é, quem concorre a nível local e concelhio pode também ganhar o prémio nacional), que serão publicados em livro. Todos eles receberão no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto receberá garantidamente uma estante em madeira e os livros para a preencher.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital com a indicação do escalão e da categoria na primeira página e assinados com pseudónimo até ao final do dia 15 de Julho de 2018 para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com numa mensagem com o trabalho concorrente, num ficheiro anexo, acompanhado de outro anexo com os dados pessoais.

Os concorrentes deverão consultar o regulamento completo em bibliotecalinhaceira.blogspot.pt, sendo qualquer dúvida esclarecida através do e-mail acima referido.

A entrega de prémios decorrerá no mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS