Abrantes aprovou contrato para melhorar combate a incêndios

A Câmara de Abrantes aprovou na reunião do Executivo de 16 de Abril o estabelecimento de um contrato inter-administrativo de competências no sentido de criar condições, através de meios humanos e materiais, para que possam melhor desempenhar atribuições em matéria de Protecção Civil.

Esse contrato será firmado entre a Câmara e as Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Rio de Moinhos, Aldeia do Mato e Souto, São Facundo e Vale das Mós, Bemposta e Mouriscas.

Para criar melhores condições com vista ao desempenho, através de meios humanos e materiais, a Câmara afectará uma verba de 15 mil euros por cada kit de primeira intervenção, totalizando 105 mil euros de investimento, possibilitando que as respectivas Juntas de Freguesia possam contratar 2 pessoas por carrinha. Essas pessoas terão acesso a sessões de formação, facultadas pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Permitirá ainda a aquisição de equipamentos de protecção individual e as carrinhas serão apetrechadas com rádios de comunicação.

Esta parceria, com características pioneiras, terá uma duração de 5 meses, englobando o período critico de incêndios, e no final da vigência dos contratos será avaliado o seu desempenho.

As viaturas equipadas com os kits de primeira intervenção já actuavam em cenário de incêndios mas importava definir regras de gestão e organização no terreno e criar-lhe condições para uma melhor capacitação.

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, explicou que, “num território tão extenso, como o de  Abrantes, precisamos de ter dispositivos em vários pontos do concelho para que, num processo de ignição de um incêndio, possamos ter condições de ataque rápido, na salvaguarda de pessoas e bens”.

PUBLICIDADE

W3Schools

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS