A Câmara de Abrantes aprovou na reunião do Executivo de 16 de Abril o estabelecimento de um contrato inter-administrativo de competências no sentido de criar condições, através de meios humanos e materiais, para que possam melhor desempenhar atribuições em matéria de Protecção Civil.

Esse contrato será firmado entre a Câmara e as Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Rio de Moinhos, Aldeia do Mato e Souto, São Facundo e Vale das Mós, Bemposta e Mouriscas.

Para criar melhores condições com vista ao desempenho, através de meios humanos e materiais, a Câmara afectará uma verba de 15 mil euros por cada kit de primeira intervenção, totalizando 105 mil euros de investimento, possibilitando que as respectivas Juntas de Freguesia possam contratar 2 pessoas por carrinha. Essas pessoas terão acesso a sessões de formação, facultadas pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Permitirá ainda a aquisição de equipamentos de protecção individual e as carrinhas serão apetrechadas com rádios de comunicação.

Esta parceria, com características pioneiras, terá uma duração de 5 meses, englobando o período critico de incêndios, e no final da vigência dos contratos será avaliado o seu desempenho.

As viaturas equipadas com os kits de primeira intervenção já actuavam em cenário de incêndios mas importava definir regras de gestão e organização no terreno e criar-lhe condições para uma melhor capacitação.

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, explicou que, “num território tão extenso, como o de  Abrantes, precisamos de ter dispositivos em vários pontos do concelho para que, num processo de ignição de um incêndio, possamos ter condições de ataque rápido, na salvaguarda de pessoas e bens”.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…