O Hospital de Abrantes, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, inaugurou o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, obra reclamada há duas décadas e que representou um investimento de 3,6 milhões de euros.

“Esta inauguração é um marco histórico, pois representa a concretização de um investimento fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde a prestar à nossa população e dar condições adequadas aos profissionais que garantem o funcionamento de cinco urgências abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano”, declarou o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, que agrega também as unidades hospitalares de Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.

Ladeado pela ministra da Saúde, autarcas, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades, Casimiro Ramos lembrou que o investimento realizado era uma “necessidade há muito sentida” – o hospital de Abrantes, que completará 40 anos em outubro, “foi dimensionado para uma população de 40 mil habitantes e hoje serve cerca de 180 mil”.

Para o gestor – que elencou outros projetos de investimento e modernização na ULS, como a requalificação dos blocos operatórios de Torres Novas e Abrantes, as novas instalações para a Anatomia Patológica e o “Laboratório de Nível III na Patologia Clínica, em Tomar, a par de uma sala de cirurgia cardíaca” em Abrantes -, o dia “é de celebração do trabalho em equipa, do investimento no Serviço Nacional de Saúde [SNS] e do compromisso com o bem-estar da nossa comunidade”.

A intervenção agora concluída consistiu numa “ampliação e reorganização profunda do espaço” existente na unidade hospitalar.

O novo serviço está equipado com 19 postos de atendimento médico, 12 espaços de atendimento cirúrgico e duas salas de reanimação e emergência.

A unidade passa também a dispor de quartos individuais e de isolamento, que asseguram melhores condições de segurança e privacidade para os utentes.

Com estas melhorias, a área de prestação de cuidados de urgência “mais do que duplicou”, passando a oferecer “instalações modernas, funcionais e centradas na qualidade do atendimento”, tanto para utentes como para os profissionais de saúde.

A nova Urgência Médico-Cirúrgica foi inaugurada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que, após visitar o novo serviço, destacou o momento como sendo “um dia bom” para o SNS e lembrou “20 anos de caminhos feitos por muitas pessoas” para se chegar e este momento.

“Hoje é um bom dia para o SNS e para os cidadãos desta região e do centro do país”, declarou a governante, destacando o papel do Hospital de Abrantes na rede de cuidados de emergência do SNS.

“Esta é uma resposta muitíssimo qualificada, que vai contribuir para uma maior coesão social do interior do país”, afirmou.

O presidente da Câmara de Abrantes, por sua vez, assinalou o dia em que “se fez justiça do ponto de vista da coesão territorial” e do próprio SNS.

“Hoje é um dia histórico porque se fez justiça do ponto de vista daquilo que é o investimento no SNS para uma região que também merece este reforço para responder melhor aos nossos cidadãos, servir melhor às nossas comunidades e criar as melhores condições para que os nossos profissionais façam também a sua missão da melhor forma possível”, declarou Manuel Valamatos.

Com ação reivindicativa há duas décadas pela realização de obras nas Urgências de Abrantes, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) destacou também “um dia importante para a região, para os utentes e para os profissionais” de saúde.

“É um dia que engrandece o SNS e é um dia que engrandece todo um conjunto de entidades que nunca desistiram de que esta obra tinha que ser feita o mais rapidamente possível”, disse Manuel Soares, porta-voz da CUSMT.

Leia também...

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes assinala 26 anos de serviço à comunidade

Os 26 anos do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) foram, este sábado, assinalados com uma Sessão Comemorativa no Restaurante Adiafa, em…

Unidade de Hospitalização Domiciliária do HDS já assistiu mais de 200 utentes em dois anos

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (UDS) assistiu em dois anos mais de duas centenas de doentes, aos quais…

Requalificação da Urgência do Hospital de Abrantes recebe luz verde para avançar

As obras de requalificação do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes vão começar este mês depois de o Tribunal de Contas ter concedido…

Bebés de 18 meses assistidos no Hospital de Santarém após troca de soro por hipoclorito de sódio

Dois bebés gémeos de 18 meses de Coruche foram assistidos no Hospital Distrital de Santarém, na passada sexta-feira, 11 de Março, depois terem inalado…