Foto: Câmara Municipal Vila Nova da Barquinha

O Turismo de Portugal vai apoiar com cerca de 650 mil euros dois projetos considerados “estruturantes” nos concelhos de Abrantes e Vila Nova da Barquinha, para reforçar a atratividade do Médio Tejo através do turismo cultural e militar.

No total, o Turismo de Portugal vai financiar 37 projetos turísticos no interior do país, num investimento global de 25,8 milhões de euros, dos quais 16,6 milhões de euros correspondem a incentivos não reembolsáveis.

Esta semana foram protocolados os apoios a dois projetos no Médio Tejo, distrito de Santarém: o Centro Interativo das Tropas Paraquedistas, em Vila Nova da Barquinha, e o projeto “Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites”.

O Centro Interativo das Tropas Paraquedistas (CITP), em Tancos, vai ficar localizado junto à Estrada Nacional 3 (EN3) e representa um investimento de 620 mil euros, dos quais 595 mil elegíveis e 416.500 euros assegurados através de incentivo não reembolsável.

O projeto resulta da recuperação do antigo centro de seleção das tropas paraquedistas e visa preservar e divulgar a memória desta força militar, desde a sua origem, em 1956, até às missões internacionais mais recentes.

“Isto era um sonho já há anos das tropas paraquedistas. O objetivo sempre foi tornar este património visível e visitável, sem colocar em causa a segurança da unidade. Este espaço permite conciliar essa necessidade e criar um centro pioneiro no turismo militar”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.

Segundo o autarca, o projeto será cofinanciado pelo município, pelo Exército e pelo Para Clube Nacional Os Boinas Verdes.

O CITP terá sete salas de exposição temáticas, experiências imersivas ligadas ao treino e às missões dos paraquedistas e a participação da União Portuguesa dos Paraquedistas no desenvolvimento de conteúdos.

“Estamos a preservar a história de uma das forças mais emblemáticas das Forças Armadas portuguesas e, ao mesmo tempo, a criar um polo de atração turística que contribuirá para a economia local e para a coesão territorial”, acrescentou Fernando Freire.

Já em Abrantes, o município, em parceria com a Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado, vai implementar o projeto “Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites”, com um investimento global de 399.750 euros, dos quais 338.250 elegíveis para apoio e 236.775 euros de incentivo não reembolsável (70%).

“O que se pretende é estruturar o olivoturismo como produto distintivo, capaz de valorizar os nossos ativos, as nossas marcas e os nossos produtores. Abrantes tem uma história milenar ligada ao azeite e esta é uma oportunidade de transformar essa herança em fator de atratividade turística e desenvolvimento económico”, disse à Lusa o vereador do Turismo em Abrantes, Luís Dias.

No âmbito do projeto está prevista a criação de uma rota de olivoturismo, a instalação de sinalética própria, a produção de conteúdos em vários idiomas, a implementação de práticas sustentáveis e a instalação de um centro interpretativo no Mercado Municipal, que funcionará como polo de informação e ativação da marca “Abrantes – 3 Mil Anos com os Azeites”.

Na cerimónia de assinatura dos contratos, que decorreu na segunda-feira, em Coimbra, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, destacou a importância dos investimentos para o futuro do setor.

“Cada um destes 37 projetos é uma peça fundamental para a construção de um setor mais resiliente, mais sustentável e mais competitivo a nível global. Com este impulso, estamos a capacitar os territórios, neste caso os do interior, para os desafios do futuro e a garantir que Portugal continua a ser um destino de excelência.”

Leia também...

Alunos da Escola Secundária do Entroncamento expõem na Galeria Municipal

A Galeria Municipal do Entroncamento recebeu uma exposição Coletiva dos Alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º…

Um detido por tráfico de estupefacientes em Almeirim

O Comando Territorial de Santarém deteve, através do Posto Territorial de Almeirim, no dia 23 de novembro, um homem de 55 anos por tráfico…

37 monumentos megalíticos estão a ser alvo de classificação em Coruche

O procedimento para classificar como conjunto de interesse nacional mais de dois mil monumentos megalíticos do Alentejo, onde se incluem 37 no concelho de…

Equipa de estudantes do IP Santarém vence a 1ª volta do Global Management Challenge

Diogo Gomes, Diana Jacinto e Diogo Afonso, recém-licenciados em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém venceram…