Foram hoje inauguradas as Festas de S. José: Santarém volta, assim, a celebrar, de 15 a 19 de Março, as suas tradições e cultura. A maior parte das iniciativas do programa decorrem no Campo Infante da Câmara, e contam com o apoio das forças vivas da Cidade.

Esta celebração digna da memória de S. José, com organização a cargo da autarquia Scalabitana, combina as vivências do sagrado e do profano, promove o artesanato e a gastronomia do Concelho, com tasquinhas e restaurantes das nossas associações, e oferece concertos para todas as faixas etárias.

Hoje, dia 15 de Março, da parte da manhã. teve lugar a Evocação do 877º Aniversário da Conquista de Santarém, no Jardim Portas do Sol, com hastear de bandeiras e deposição de coroa de flores junto à Estátua de D. Afonso Henriques.

Às 18h00, decorreu a inauguração das Festas de S. José, no Campo Infante da Câmara, e com a tradicional homenagem a Celestino Graça, junto ao seu monumento que conta com a participação de Romeiros, Campinos e Acordeonistas. A abertura das Festas contou ainda com uma Formatura de recepção/abertura das festas com alunos de uma escola básica do Concelho, numa organização da Polícia de Segurança Pública, em frente à Casa do Campino.

O Conservatório de Música de Santarém apresentou o Concerto “Orquestras em Palco”, no Salão Nobre da Casa do Campino e a Escola de Flamenco e Sevilhanas apresentou o “Bailando Santarém”, no Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 22h30, David Antunes com Midnight Band & Jessica Cipriano e Emanuel Moura, seus convidados, sobem ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 00h00 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas.

De 15 a 19 de Março, ao nível da gastronomia, tem lugar o Festival das Sopas, que conta com a participação de catorze (14) associações de cinco (5) freguesias do Concelho, as habituais tasquinhas e a Praça das Freguesias, em que participam dezoito (18) freguesias do Concelho.

No dia 16, às 11h30, tem lugar o Desfile Etnográfico com os Ranchos Folclóricos do Concelho, com saída da Praça Sá da Bandeira, passagem pela Rua Capelo e Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua Guilherme de Azevedo, Avenida Afonso Henriques, em direcção ao Recinto das Festas.

Das 12h30 às 24h00 há Mostra de Folclore com os Ranchos Folclóricos do Concelho: Grupo Folclórico de Abitureiras, Grupo Cultural e Etnográ­fico de Alcanhões, e com o Rancho Folclórico da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira, em frente à Casa do Campino.

Às 16h00, tem lugar a Corrida de Toiros de início da Temporada, das Festas de São José, na Monumental Celestino Graça, com Alternativa de Tristão Ribeiro Telles Queiroz.

Pelas 22h30, Ivandro, uma das vozes mais ouvidas de Portugal, sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

No dia 17 de Março, às 10h30, tem lugar a Homenagem aos Funcionários da Câmara Municipal de Santarém, aposentados em 2023, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Orquestra Típica Scalabitana- OTS volta a actuar no Claustro da Casa do Campino, no dia 17 de março às 18h30, e tem como convidada Celina da Piedade, acordeonista, cantora e compositora portuguesa, no ano em que a OTS comemora o seu 78.º Aniversário, pelo que, convida os Scalabitanos e todos quantos nos visitam a homenageá-la, assistindo ao espectáculo.

Às 19h00 decorre a Gala Equestre Miguel da Fonseca, na Manga do Recinto das Festas de S. José.

Pelas 22h30, o cantor popular, Jorge Guerreiro sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 00h00 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas de S. José e às 00h30, tem início a Noite de Tunas, no Palco Principal.

No dia 18 de Março, para além da Praça das Tasquinhas, das 12h00 às 24h00 e da Praça das Freguesias, das 12h00 às 20h00 e do Festival das Sopas, das 12h00 às 24h00, pelas 18h00, o Salão Nobre da Casa do Campino recebe o Conselho Municipal da Juventude que tem como principal objectivo estabelecer os planos e programas de incentivo aos jovens na actuação de problemáticas sociais, políticas e humanas, no sentido de comunidade e interajuda. Neste evento será efectuada a Assinatura do Protocolo com a ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com vista à instalação da Delegação do Turismo do Ribatejo, em Santarém.

Das 18h00 às 20h00 há Batismos e actividades Equestres, no Picadeiro do Recinto e às 20h00 há Treino com o Grupo de Forcados dos Leões da Agrária, numa organização da Associação Setor 9, em articulação com a Associação de Romeiros de Santa Maria.

Às 22h30, Marisa Liz sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José para apresentar o espectáculo “Girassóis, Tempestades e Mensagens de Amor” que terá “vários momentos inesperados e muitas mensagens de amor”.

Pelas 00h00 tem lugar um Espectáculo Pirotécnico – Fogo de artifício, no Recinto das Festas de S. José, que pretende assinalar as comemorações do Feriado Municipal, e a entrada no Dia de S. José, dia 19 de Março.

Às 00h15 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas de S. José.

Pelas 00h30, a festa continua com um DJ, no Palco Principal.

Dia 19 de Março, Dia de S. José – Patrono desta Cidade e Feriado Municipal, das 08h30 às 10h30, decorre a Formatura do Corpo de Bombeiros Sapadores de Santarém e entrega de Condecorações aos Bombeiros Sapadores de Santarém, no Edifício dos Paços do Concelho.

Das 10h00 às 12h00 há Batismos e actividades Equestres, no Picadeiro do Recinto, numa organização da Associação Setor 9, em articulação com a Associação de Romeiros de Santa Maria.

Entre as 10h00 e as 20h00, na Praça das Freguesias há partilha de sabores, cantares e saberes do nosso Concelho, no Pátio da Casa do Campino.

Às 11h00 há Missa de S. José, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Santarém, presidida por D. Manuel Traquina, Bispo de Santarém e às 11h45, decorre a Procissão de S. José, um dos pontos altos desta Festa, que percorre as principais ruas e largos do Centro Histórico, que reúne as associações e grupos culturais do Concelho, entidades oficiais, padres da Cúria Diocesana, acompanhada pela Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria.

Das 12h00 às 24h00, decorre, na Praça das Tasquinhas, Animação Musical tradicional, na Cavalariça 1 da Casa do Campino, das 12h00 às 24h00, decorre o Festival das Sopas.

A partir das 15h30, tem lugar a Cerimónia de Homenagem a diversas individualidades e instituições do concelho de Santarém, no Convento de S. Francisco.

Leia também...

Buscas para encontrar jovem desaparecida em Abrantes retomadas às 08:30

As buscas junto do rio Tejo em Abrantes para encontrar a jovem…

Assembleia Municipal de Santarém quer áreas para estacionamento de trotinetes e campanha de sensibilização

A Assembleia Municipal de Santarém recomendou ao executivo municipal a criação de…

Município da Chamusca lidera a tabela de investidores sociais na região do Alentejo

O Município da Chamusca esteve representado no Fórum Inovação Social na Região…

Lezíria vai dispor de uma Unidade Local de Saúde

Lisboa e Vale do Tejo vai dispor das primeiras quatro Unidades Locais…