O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria está com dificuldade em convocar para a vacina da covid-19 idosos que se encontram nos ficheiros dos centros de saúde sem qualquer contacto associado, disse hoje o seu coordenador.

O administrador executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, fez hoje um apelo a todos os utentes com 80 e mais anos que ainda não foram vacinados nem estiveram infectados com o novo coronavírus, inscritos nos centros de saúde dos concelhos abrangidos – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém -, que contactem estas entidades.

O responsável disse à Lusa que a cidade de Santarém é aquela em que está a ser mais difícil contactar idosos com 80 e mais anos inscritos nos centros de saúde, encontrando-se entre 300 a 400 em situação de incontactáveis.

“Santarém, pela sua dimensão, é o que está a ser mais difícil”, disse.

Carlos Ferreira afirmou que nos locais mais pequenos tem havido um esforço das câmaras municipais e juntas de freguesia, em colaboração com a GNR, para um contacto praticamente porta a porta, de forma a que sejam vacinados todos os idosos que manifestem essa vontade.

O coordenador do ACES Lezíria admite que alguns idosos possam ter sido levados para casas de familiares e que estejam a aguardar um contacto, solicitando que aqueles que ainda não foram convocados questionem a unidade de saúde respetiva.

No total, estão identificadas 16.468 pessoas com 80 e mais anos no ACES Lezíria (número que inclui os idosos em lares e os que padecem de doenças), sendo 6.050 homens e 10.432 mulheres.

O ACES Lezíria realizou até ao momento 34.000 inoculações, 70% das quais correspondendo à primeira dose da vacina da covid-19 e 30% já com as duas doses, o que corresponde a mais de 10% do total estimado para a população da área abrangida.

No próximo fim de semana vão ser vacinados 1.600 docentes e pessoal auxiliar de jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo, adiantou.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…