Foto ilustrativa

O ACES Lezíria vai reorganizar o serviço de atendimento para os doentes com patologias respiratórias, onde se inclui a covid-19, durante todo o mês de Outubro, em todos os concelhos da área de actuação deste organismo de saúde pública.

O ACES Lezíria passa a ter uma ADR-C, (Áreas Dedicadas a Infecções Respiratórias na Comunidade), deixando de existir a ADC-C (Área Dedicada a Doentes Covid na Comunidade). Este serviço está localizado em Santarém e destina-se a toda a população abrangida pelo organismo.

Segundo a entidade, a decisão surge devido à possibilidade de a curto prazo, a região se encontrar “numa situação em que concomitantemente com o vírus que gerou a actual situação pandémica, nomeadamente os responsáveis por outras infecções respiratórias, como seja a gripe”.

O ACES afirma ainda que estas “respostas de proximidade serão mais adequadas, reduzindo a deslocação de utentes e minimizando contactos”.

O ACES Lezíria abrange cerca de 200 mil habitantes, dos quais, anualmente, aproximadamente 140 mil se deslocam às unidades, numa área geográfica superior a 3500 km2.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo com 144 pessoas internadas em enfermaria

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem 144 ‘doentes covid-19’ internados em enfermaria, dos quais 138 estão no Hospital de Abrantes e quatro…

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes lançam campanha “Eu salvo vidas!”

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) lançou no passado dia 14 uma nova campanha comunicacional denominada “Eu salvo vidas!”. A campanha…

Centro Hospitalar do Médio Tejo com 103 internados recebe doentes de todo o país

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) revelou que tem 103 doentes internados devido à infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, 94 dos quais em enfermaria…

BE preocupado com fecho de urgências nos Hospitais do Médio Tejo

O BE manifestou esta terça-feira, 10 de Novembro, a sua “preocupação pelos números crescentes da pandemia e pela capacidade de resposta instalada no Centro…