Foto ilustrativa

O ACES Lezíria vai reorganizar o serviço de atendimento para os doentes com patologias respiratórias, onde se inclui a covid-19, durante todo o mês de Outubro, em todos os concelhos da área de actuação deste organismo de saúde pública.

O ACES Lezíria passa a ter uma ADR-C, (Áreas Dedicadas a Infecções Respiratórias na Comunidade), deixando de existir a ADC-C (Área Dedicada a Doentes Covid na Comunidade). Este serviço está localizado em Santarém e destina-se a toda a população abrangida pelo organismo.

Segundo a entidade, a decisão surge devido à possibilidade de a curto prazo, a região se encontrar “numa situação em que concomitantemente com o vírus que gerou a actual situação pandémica, nomeadamente os responsáveis por outras infecções respiratórias, como seja a gripe”.

O ACES afirma ainda que estas “respostas de proximidade serão mais adequadas, reduzindo a deslocação de utentes e minimizando contactos”.

O ACES Lezíria abrange cerca de 200 mil habitantes, dos quais, anualmente, aproximadamente 140 mil se deslocam às unidades, numa área geográfica superior a 3500 km2.

Leia também...

Autotestes nos eventos não precisam de supervisão por profissional de saúde

Os autotestes rápidos feitos no próprio dia e local onde decorrem os…

PSD acusa Governo de “falta de transparência” no reforço dos fundos do Hospital de Santarém

O PSD acusou hoje o Governo de “falta de transparência e competência”…

Hospital de Abrantes reforça número de camas de internamento devido a pico na Urgência

O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), está…

Centro Hospitalar do Médio Tejo contrata novos Enfermeiros

O Centro Hospitalar do Médio Tejo contratou 25 novos Enfermeiros e 2…