Foto ilustrativa

O ACES Lezíria vai reorganizar o serviço de atendimento para os doentes com patologias respiratórias, onde se inclui a covid-19, durante todo o mês de Outubro, em todos os concelhos da área de actuação deste organismo de saúde pública.

O ACES Lezíria passa a ter uma ADR-C, (Áreas Dedicadas a Infecções Respiratórias na Comunidade), deixando de existir a ADC-C (Área Dedicada a Doentes Covid na Comunidade). Este serviço está localizado em Santarém e destina-se a toda a população abrangida pelo organismo.

Segundo a entidade, a decisão surge devido à possibilidade de a curto prazo, a região se encontrar “numa situação em que concomitantemente com o vírus que gerou a actual situação pandémica, nomeadamente os responsáveis por outras infecções respiratórias, como seja a gripe”.

O ACES afirma ainda que estas “respostas de proximidade serão mais adequadas, reduzindo a deslocação de utentes e minimizando contactos”.

O ACES Lezíria abrange cerca de 200 mil habitantes, dos quais, anualmente, aproximadamente 140 mil se deslocam às unidades, numa área geográfica superior a 3500 km2.

Leia também...

Unidade Local de Saúde do Médio Tejo aumenta colheita de órgãos para transplantação

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que opera no Hospital de Abrantes, mais do que duplicou a colheita de…

ULS Lezíria realizou quase 3.000 consultas de patologia respiratória do sono em 2024

No Dia Mundial do Sono, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) destaca a importância do diagnóstico e tratamento dos distúrbios do…

Hospitais do Médio tejo abrem consulta de Cardio-Oncologia

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai passar a disponibilizar a nova valência de consulta de Cardio-Oncologia. Esta consulta…

Bebés de 18 meses assistidos no Hospital de Santarém após troca de soro por hipoclorito de sódio

Dois bebés gémeos de 18 meses de Coruche foram assistidos no Hospital Distrital de Santarém, na passada sexta-feira, 11 de Março, depois terem inalado…