Pedro Teiga; Catarina Miranda, coordenadora do “Rios Livres”; Nuno Russo, vereador do Ambiente da C.M. Santarém; Rui Anastácio, presidente da Câmara de Alcanena; João Coelho, presidente da GEOTA

A câmara municipal de Santarém, a câmara municipal de Alcanena e o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) assinaram uma parceria para a retirada de um açude obsoleto no rio Alviela. A estrutura localiza-se junto a uma antiga fábrica de curtumes e de um antigo moinho, e tinha como objectivo aumentar o nível da água para que as mós do moinho se movessem.

Para além da demolição da infraestrutura, a primeira efectuada a nível nacional, será ainda requalificada uma faixa de 100 metros em cada margem do Alviela, que separa os concelhos de Santarém e Alcanena, na zona de Vaqueiros, do lado de Santarém e da União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

A requalificação prevê a plantação de várias espécies de árvores ribeirinhas, de maneira a criar um corredor ecológico para que a biodiversidade da área seja preservada, explicou Pedro Teiga, engenheiro responsável pela empreitada. Vão ser plantados freixos, salgueiros e amieiros após haver uma estabilização das margens, com recurso a estruturas de madeira e pedra.

A intervenção está incluída no projecto “Rios Livres”, da GEOTA, que tem como mote “Promover, Proteger e Restaurar os Rios Ibéricos em prol das Pessoas e da Natureza”. O projecto, financiado em 500 mil euros pela fundação suíça MAVA e em 300 mil euros pelas autarquias, coaduna-se com o Pacto Ambiental Europeu, que prevê a reabilitação de rios europeus, mantendo o seu curso natural.

A assinatura do protocolo decorreu na sexta-feira, 2 de Dezembro, na Junta de Freguesia de Vaqueiros e contou com a presença de vários elementos das autarquias de Santarém e de Alcanena, responsáveis pelo projecto “Rios Livres”, bem como de vários responsáveis do GEOTA.

Leia a notícia completa na próxima edição impressa do Correio do Ribatejo, nas bancas a 9 de Dezembro

Leia também...

Enfermeiros do Hospital de Santarém admitem endurecer protesto

Os enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém (HDS) concliram ontem três dias de greve pela contratação de mais profissionais para esta unidade de saúde,…

Câmara de Santarém define condições para futura concessão da gestão do mercado municipal

A Câmara de Santarém vai abrir um concurso público para concessionar a gestão do mercado municipal quando ficarem concluídas as obras de reabilitação atualmente…

Associação Tagus aposta na inovação e sustentabilidade para revitalizar o mundo rural

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento do Ribatejo Interior apresentou no dia 20 de Outubro, em Constância, um pacote de cinco linhas de…

Património Mineiro de Rio Maior reabilitado com fundos de mecenas

A antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, em Rio Maior, vai ser reabilitada com fundos doados por mecenas,…