A Associação de Futebol de Santarém decidiu esta tarde, em reunião de direcção, “não proceder à homologação do resultado verificado” no jogo Mação – Benavente do passado sábado, a contar para a última jornada do Campeonato Distrital de Futsal, que a turma da casa venceu por 60-0, bem como “não homologar o resultado da prova” que dava o Mação como vencedor, em igualdade pontual com o Vitória Clube de Santarém, mas com vantagem no goal-average.
Com esta decisão, tomada ao final da tarde em reunião de direcção, a AF Santarém pretende “repor o bom nome das competições desportivas que organiza e dos valores do desporto”.
Na mesma reunião, o órgão directivo que gere os destinos da AF Santarém decidiu ainda “enviar participação disciplinar ao órgão competente, ou seja, ao Conselho de Disciplina da AF Santarém”.
A AF Santarém diz ainda ter “o dever de comunicação ao Ministério Público a eventual ocorrência da infracção que possa revestir natureza e motivação criminal ou contraordenacional,” pode ler-se no comunicado emitido após a reunião desta tarde.
“Os factos e as circunstâncias em que os mesmos se verificaram, representam, na opinião desta Direcção, indícios de eventuais práticas de crimes, atenta a disciplina consagrada na Lei n.º 50/2007 de 31 de Agosto, que veio estabelecer um novo regime de responsabilidade penal por comportamentos susceptíveis de afectar a verdade, a lealdade e a correcção da competição e do seu resultado na actividade desportiva”, acrescenta o mesmo comunicado.
No último ponto do comunicado, a direcção da AF Santarém espera que “com esta pronta reacção, na busca de responsabilidades, disciplinares e criminais, a Direcção da Associação de Futebol de Santarém espera contribuir para o alcançar de uma resposta, igualmente pronta e eficaz, a factos que a todos os desportistas não podem ficar alheios”, conclui.