A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior dinamizou, no passado dia 27 de abril, no Bairro ao Rio, em Aldeia do Mato (Abrantes), um workshop com agentes do território para a partilha de informação e sensibilização para temáticas relevantes para a Albufeira de Castelo do Bode, no âmbito do projecto de cooperação transnacional Turismo Náutico de Águas de Interior – Barragens & Lagos (TNAI).

A iniciativa debruçou-se em questões relacionadas com a água, agricultura, floresta, turismo náutico e desenvolvimento sustentável com o objectivo de sensibilizar a população para a reflorestação com interesse turístico e práticas agrícolas amigas do ambiente.

Para a sessão foram convidadas diferentes entidades públicas e privadas com intervenção no território, como os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, as Associações de Agricultores, Comercial e Empresarial e de Empresários de Castelo do Bode, a Comunidade Intermunicipal do Medio Tejo, o Núcleo Regional do Médio Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Fórum Oceano, a empresa de animação turística Ponto Aventura e o restaurante Bairro ao Rio.

O workshop foi bastante debatido, que permitiu indicar a aposta no turismo activo e desportivo e na criação de infraestruturas para sua fruição durante todo o ano como um caminho para o combate à sazonalidade de turistas e visitantes, tendo em atenção que a pressão imobiliária, questões burocráticas e legislação condicionam a atividade turística na albufeira. Também, foi apontada a boa gestão agrícola e florestal (com a água como fator limitante e a proteger) para a diminuição da ocorrência de incêndios rurais e de outras problemáticas, considerando-se as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) como uma boa oportunidade.

Pela sessão abordou-se diferentes questões como a gestão da paisagem, os eixos turísticos no território (cultural, religioso e náutico), a gestão e organização de produtos turísticos, uma abordagem dos empresários do setor para o turismo de bem-estar, a Grande Rota do Zêzere, a estação náutica e outras potencialidades da região, a desertificação e o despovoamento, a biodiversidade e a importância do trabalho em rede dos diferentes intervenientes na área.

Leia também...

PRR reserva 2,5 Milhões de euros para recuperação das Muralhas de Santarém

Lista de novas intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus foi conhecida hoje. A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o…

Prisão preventiva para suspeito de esfaquear rapariga em Abrantes

Um jovem de 21 anos, indiciado pela prática de um crime de ofensa à integridade física grave, na sequência do esfaqueamento de uma rapariga…

Mara Pimenta – Alternativa com Glória

Almeirim – Domingo, 2 de Abril, às 17 horas. Corrida à Portuguesa – Alternativa de Mara Pimenta. Cavaleiros: Luís Rouxinol, Ana Batista, João Moura…

Trânsito condicionado devido à Festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

A circulação rodoviária na cidade de Vila Franca de Xira vai sofrer constrangimentos devido à Festa do Colete Encarnado 2023, que se realiza entre…