Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Aggraria, detida por um fundo de pensões canadiano, comprou 180 hectares de olival em Alcanhões, distrito de Santarém, à Trilho Saloio, que vai concentrar o seu negócio na produção de nozes na região Centro, foi anunciado.

Questionada pela Lusa, a empresa não revelou o valor da operação.

“A Trilho Saloio, empresa de referência no setor agrícola ribatejano, anunciou a venda de 180 hectares de olival localizado em Alcanhões, Santarém. Esta transação marca uma redefinição estratégica da empresa, que agora focará 100% da sua atenção na produção de nozes”, anunciou, em comunicado a CBRE, que assessorou a transação.

A compradora é a Aggraria, detida pelo fundo de pensões canadiano OTTP, que gere cerca de 7.000 hectares de olival.

A Trilho Saloio vai agora focar o seu negócio na produção de nozes. A empresa tem uma participação na GONUTS, que se dedica à lavagem, secagem, calibragem e embalamento de nozes.

“O setor está em franca recuperação com a subida gradual dos preços e o aumento do consumo. É uma oportunidade única para colocar esta região de excelência na mira dos principais compradores europeus deste fruto seco”, defendeu, citado na mesma nota, o presidente executivo da Trilho Saloio, João Sanches.

Segundo a mesma nota, o interesse dos investidores pelo setor agrícola na Península Ibérica tem vindo a crescer nos últimos anos.

Entre 2022 e 2024, o investimento total na Ibéria atingiu 4.100 milhões de euros.

Leia também...

Santarém Cultura apresenta Noite de Reis, Guerrilha Urbana e Quarto Triplo

O Teatro Sá da Bandeira recebe, nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro, às 14h00 e 21h30 respectivamente, a peça NOITE DE REIS…

Projectos “Wild West 4” e “Descobrimentos – O Avant-Garde” vencem Coruche Fashion Cork 2024

O evento Coruche Fashion Cork, realizado este ano na noite de 25 de Maio, anunciou os vencedores do Concurso de Ideias e Criatividade 2024,…

Colisão provoca três feridos e corta ponte D. Luís I em Almeirim

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na ponte D. Luís I, em Almeirim, provocou um ferido grave e dois ligeiros, na noite de domingo,…

Biosoluções são tema central da Feira Nacional de Agricultura 2025

A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 25) decorre entre 7 e 15 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em…