O Agir+ está a promover um estudo sobre os residentes ciganos do bairro de Vale de Estacas, em Santarém.

A iniciativa promovida, através da actividade ReConstruir, está a levar a cabo acções de rua com a implementação de entrevistas a alguns representantes da comunidade cigana e com a aplicação de inquéritos por questionário aos residentes ciganos, no âmbito do aprofundamento do diagnóstico do território.

A “Caracterização da comunidade cigana do bairro de Vale de Estacas: estudo exploratório”, nasceu de uma parceria do projeto Agir+ E8G, com a Escola Superior de Educação de Santarém (Instituto Politécnico de Santarém) e conta com a colaboração de duas estagiárias do curso de Educação Social.

“Apesar da evolução sentida nos últimos anos, continuam a registar-se níveis elevados de discriminação, pobreza e exclusão social de muitas pessoas e famílias ciganas, bem como um forte desconhecimento e desconfiança entre pessoas não ciganas e pessoas ciganas”, refere um nota da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

O organização diz que parte para a iniciativa, com a premissa de que é “essencial o conhecimento dos diversos contextos sociais e factores socioeconómicos para a promoção da inclusão social das pessoas ciganas”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…