A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta quarta-feira, 18 de Dezembro, um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

No aviso à população, a proteção civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Avisa ainda que, tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) – que colocou cinco distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente -, há ainda a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

O agravamento das condições meteorológicas pode ainda levar a “possíveis acidentes na orla costeira” e a “fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos “pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados”, pelo que, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda diversas medidas de auto-protecção como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adopção de uma condução defensiva e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Alerta ainda para a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, com atenção reforçada em relação à possibilidade de queda de ramos e árvores; evitar praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Para apresentar tanto o quadro meteorológico previsto para os próximos dias, assim como os efeitos expectáveis e as medidas preventivas e de autoproteção, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai realizar pelas 11h30 horas um ‘briefing’ com a comunicação social.

Leia também...

O Centro Histórico é uma ‘bandeira’ de Santarém

Nuno Graça é sócio-gerente da ‘Loja das Tradições’ em Santarém. O jovem empresário decidiu abrir o negócio no Centro Histórico por não existir na…

Casos de covid-19 encerram Escola de Gançaria e levam ao isolamento de uma turma na Escola Básica de Alcanede

A turma do 6ºA da Escola Básica de Alcanede encontra-se em isolamento profiláctico e com as aulas suspensas, por ordem da Unidade de Saúde…

Homem detido pela PSP por tráfico de droga

Um homem de 42 anos de idade foi detido pela PSP por tráfico de estupefacientes, no dia 8 de Outubro, em Tomar Segundo o…

Novo Parque Empresarial do Entroncamento vai criar 400 postos de trabalho

A Câmara do Entroncamento lança esta quarta-feira a primeira pedra do novo Parque Empresarial do concelho, um investimento de 1,6 milhões de euros que…