O Agrocluster Ribatejo tem um novo projecto aprovado para o apoio à internacionalização das empresas agro-industriais da região. Trata-se do Agriexport 4.0, que contempla a realização de recepções de importadores na região, a realização de mostras promocionais de produtos em diversos países estrangeiros e a organização e promoção de encontros internacionais de negócios.

Visando a melhoria do posicionamento das empresas agro-industriais portuguesas em mercados externos, o Agrocluster irá realizar no período 2018-2020, ao abrigo deste novo projecto agora aprovado, um conjunto de acções de internacionalização, que estão já neste momento, devidamente calendarizadas e a receber intenções de participação por parte das empresas da região.

No que à realização de missões inversas diz respeito, prevê-se a recepção de uma delegação de importadores da Noruega, em Novembro de 2018, o acolhimento de uma delegação de importadores do Canadá, em Abril de 2019, e a recepção de uma comitiva da Holanda, em Setembro de 2019. Já em 2020, prevê-se acolhimento de uma delegação empresarial do Japão em Janeiro e a recepção de uma delegação de gestores de produtos de plataformas digitais, em Abril.

Quanto às mostras promocionais, que contemplam a organização da mesma, a promoção através de exposição de produtos e o agendamento de contactos para reuniões B2B, o Agrocluster prevê a realização de duas acções, uma na República Checa, em Setembro de 2019 e outra na Holanda, em Março de 2020.

O projecto prevê ainda a realização de dois eventos internacionais de negócios, nomeadamente a edição de 2019 e 2020 do AGRIBUSINESS, evento internacional destinado à agro-indústria, que engloba reuniões com potenciais compradores agro-alimentares de diversos mercados e visitas a empresas. Os encontros estão previstos para o mês de Maio.

Esta calendarização foi já divulgada às empresas da região, pelo que as interessadas em marcar presença em qualquer uma delas, poderão desde já firmar a sua pré-inscrição junto do Agrocluster Ribatejo, através dos contactos 249 839 500 ou geral@agrocluster.com.

Para além destas acções, será dada continuidade ao estudo de condicionantes de entrada dos produtos alimentares da região nos mercados da Austrália, Japão, Canadá e Noruega.

De referir que o projecto AgriExport 4.0 tem como objectivo reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas no domínio da internacionalização. Este projecto é promovido pelo Agrocluster em parceria com o Inovcluster, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Leia também...

Governo antecipa pagamento de fundos comunitários aos agricultores

 O Ministério da Agricultura está a antecipar pagamentos dos fundos comunitários aos…

Misericórdia de Santarém encerra oficina de encadernação por gerar prejuízo

A Misericórdia de Santarém vai encerrar a sua oficina de encadernação, transferindo…

O Renascimento da Quinta do Sampayo

O dia 23 de Maio de 2024 ficará eternizado na região do…

Vinhos do Tejo com presença “de peso” no 40º aniversário do Festival Nacional de Gastronomia

Em exclusivo nos ‘Jantar(es) com o Chef’ e nas demonstrações culinárias.