O Agrocluster Ribatejo vai realizar no próximo dia 5 de Fevereiro, em Torres Novas, um workshop onde pretende preparar as empresas do sector agro-alimentar para os desafios da internacionalização. O evento integra-se no AgriRenaissance, projeto europeu financiado pelo Interreg EUROPE.

A ambição e o desafio da exportação nem sempre é um processo simples para aqueles que se decidem por este caminho. É neste sentido que o Agrocluster Ribatejo, ao abrigo do projeto europeu AgriRenaissance, vai realizar nas instalações da NERSANT em Torres Novas, um workshop onde pretende preparar as empresas para o desafio da internacionalização.

O programa do evento integra, pelas 16h00, o discurso de abertura por parte do Presidente da Direção do Agrocluster, Carlos Lopes de Sousa, seguindo-se a apresentação do projeto europeu AgriRenaissance.

A sessão prosseguirá com a SGS na exposição do tema – como gerir o risco da internacionalização – através da partilha das causas típicas de insucesso e dos requisitos regulamentares dos países destino. Para além disso, o seminário vai ainda evidenciar os aspetos relevantes a considerar no controlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos para exportação. No final da sessão, o Agrocluster Ribatejo vai assinar um protocolo com esta entidade.

De referir que este woirkshop é realizado ao abrigo do AgriRenaissance – “Innovation-driven agri-food sectors for a European industrial renaissance”, projeto europeu que o Agrocluster Ribatejo integra e que pretende promover o desenvolvimento de toda a cadeia agroalimentar em cinco regiões da Europa.

O projeto, subsidiado pelo programa de financiamento europeu Interreg EUROPE, visa influenciar e contribuir para a elaboração das políticas europeias, nomeadamente na construção das futuras oportunidades de financiamento europeu, abordagem que facilitará o aparecimento de novas cadeias de valor intersetoriais, bem como a geração de redes de cooperação nas regiões, e evitando duplicações no investimento em I&D.

Aumentar os recursos de investigação e inovação, melhorando as infraestruturas e competências, estimular a colaboração público-privada para alcançar a excelência em I&D, e hibridizar o setor agroalimentar com outros setores industriais a nível regional e da UE, capitalizando competências e infraestruturas complementares de D&I de modo a permitir o aparecimento de novas cadeias de valor transfronteiriças e intersectoriais, são os objetivos do projeto.

As inscrições no seminário são gratuitas e podem ser feitas no portal da NERSANT em www.nersant.pt. Para mais informações, os interessados podem contactar o Agrocluster Ribatejo através dos contactos geral@agrocluster.com ou 249 839 500.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…