[youtube https://www.youtube.com/watch?v=o2l1mRvDrAI&w=854&h=480]

A Agroglobal, que se reclama como “a maior feira agrícola da Europa a céu aberto”, começa na quarta-feira em Valada, Cartaxo, com perto de 400 expositores e mais de 100 máquinas agrícolas a trabalhar plantações de diferentes culturas.

Realizando-se nos cerca de 200 hectares de terreno do mouchão da Fonte Boa, propriedade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), junto ao rio Tejo, a Agroglobal – Feira das Grandes Culturas “valoriza o saber de experiência feito de gerações de agricultores, mas, ao mesmo tempo, exibe os meios tecnológicos e científicos que um enorme conjunto de empresas coloca à disposição do sector de forma permanentemente renovada”, afirma a organização.

Ao longo de três dias, o certame permite aos profissionais do sector assistirem ao vivo ao trabalho de mais de uma centena de conjuntos de tractores e alfaias, alguns deles a serem apresentados pela primeira vez ao mercado português, refere.

Promovida pela Valinvest, Investimentos e Gestão Agrícola, em colaboração com a Agroterra, a feira, que se realiza de dois em dois anos, começou em 2009 focada então na cultura do milho e com a presença de uma centena de expositores, envolvendo actualmente “toda a agricultura portuguesa”, com o número de produtores e empresas de toda a fileira a crescer em cada edição.

Este ano com a presença de perto de 400 expositores “e mais de 35.000 profissionais”, a maior participação de sempre, a Agroglobal alargou as culturas na parte dos pomares, “acompanhando o que se passa na actividade agrícola portuguesa – o olival, as amêndoas, as nogueiras, mas também o melhor que se faz no Oeste – a pêra e a maçã -, que estão a ter uma importância cada vez mais significativa”, realça.

O vasto programa de seminários inclui, quinta-feira de manhã, uma palestra de Paulo Portas, ex-vice-primeiro ministro e ex-líder do CDS-PP, para falar sobre “Tendências, Riscos e Oportunidades para a Agricultura Portuguesa no Mundo Actual”, integrando o programa dos colóquios que vão decorrer no auditório Armando Sevinate Pinto.

Os debates, que vão decorrer também no auditório Companhia das Lezírias, concluem-se na sexta-feira à tarde com uma sessão sobre “Revisão da PAC 2020 – que Valor Acrescentado para os Agricultores Europeus”, que será encerrada pelos ministros da Agricultura de Portugal, Capoulas Santos, e de Espanha, Luis Puchades.

O certame volta a ter em destaque o espaço para apresentação de projectos inovadores, o AgroInov, e este ano disponibiliza um ‘Business Center’, para facilitar a realização de negócios, contando ainda com dois espaços de restauração, com vista para o rio, também eles requisitados para eventos de entidades e empresas dirigidos a potenciais clientes.

Sob o slogan “Nós Semeamos… Negócio!”, a Agroglobal convida os visitantes a “pôr os pés na terra” e assistir às numerosas demonstrações e ensaios nos mais de 160 hectares de terrenos ocupados com culturas de milho (grão e silagem), tomate, vinha, girassol, olival, sobreiro, pinheiro, eucalipto, amêndoa, batata, mirtilo, pêra rocha, laranja, pistáchio, noz, pimento, framboesa.

Aos campos de ensaios – fertilização, sementes, agroquímicos, rega –, juntam-se áreas de trabalho de máquinas, pistas para as diversas marcas de tractores e alfaias e zonas específicas para pulverização aérea em pomares, vinha e culturas anuais.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…