Cerca de cem pessoas participaram na tarde de ontem, dia 16 de Maio, na Casa do Brasil em Santarém, na sessão Concelhia de divulgação do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas, promovida pelo Município de Santarém e pelo IFRRU 2020, com vista à divulgação de oportunidades de financiamento proporcionadas à reabilitação urbana. Jorge Rodrigues, Vereador da Câmara de Santarém, participou nesta sessão, juntamente com Abel Mascarenhas, Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU.

Jorge Rodrigues explicou que “com a alteração da legislação aplicável ao IFRRU, basta que o imóvel que se pretende reabilitar esteja em ARU – Áreas de Reabilitação Urbana, quando, anteriormente, tinham de estar em ARU com PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana ou PAICD – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas), para poder aceder ao instrumento financeiro”.

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém esclareceu ainda que, devido “a esta alteração e de forma a potenciar a reabilitação do edificado por todo o Concelho, de modo a assegurar a igualdade entre os munícipes, no acesso a oportunidades de financiamento e à obtenção de benefícios fiscais”, para além da promoção da coesão social e territorial, “o município está a definir critérios de delimitação e prioridades de intervenção, de modo a definir e alargar o desenho de ARUS, nas freguesias rurais que cumpram os critérios de delimitação”.

O IFRRU 2020 tem como objectivo potenciar mais investimento, reunindo para o efeito “diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial”.

O IFRRU 2020 é co-financiado por todos os Programas Operacionais Regionais e pelo PO SEUR – Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.