Agrupamento Dr. Ginestal Machado lança projecto ‘REMOÇAR Santarém’

‘REMOÇAR Santarém’ é o objectivo que move todas as dinâmicas desenvolvidas no Plano Cultural de Escola (PCE) do Agrupamento Dr. Ginestal Machado. Este projecto integra o Plano Nacional das Artes.

Dando continuidade ao que tem sido, ao longo dos anos, o leme do Projecto Educativo e as práticas de actividade voltadas para o exterior da escola, educar integrando a cidade, o território, movendo entre os saberes formais e não formais, aprender sendo agente de transformação e partilha com as instituições locais consciencializando das necessidades e recursos existentes, se vai elaborando um programa de abraço a toda a comunidade educativa e urbana.

Integram o Conselho Consultivo deste projecto, O Instituto Politécnico, o Círculo Cultural Scalabitano, o Conservatório de Música de Santarém, A equipa Santarém Cultura, a ARAT, (Aresta Rebelde Associação Teatro), Livraria Aqui Há Gato e o Teatrinho de Santarém. A comunidade escolar é representada pelos representantes do Plano Nacional de Leitura, Biblioteca, Artes Visuais, Curso Profissional de Artes do Espectáculo, Curso Profissional de Multimédia, Ensino Especial.

PUBLICIDADE

“O nosso objectivo é REMOÇAR Santarém criando incentivos para a ancoragem de jovens à cidade, para o empreendedorismo, e associativismo, trazer jovens à cidade, rentabilizar o Centro Histórico, promover dinâmicas identitárias”, refere Margarida Gabriel, responsável do projecto.

Segundo explica, o método passa por ‘indisciplinar a escola’, princípio do Plano Nacional das Artes, “promovendo o amadurecimento de competências através da Arte de forma transversal às disciplinas curriculares, flexibilizando, incluindo, entrosando e proporcionando o saber pela fruição da Arte”. 

Pré- programa

 “VESTIDA DE TI” – Projecto para toda a comunidade escolar do infantário ao Politécnico. Produção ARAT; autoria Patrícia Bocut. A decorrer de Setembro 2020 a Junho de 2021 com o envolvimento das Instituições locais.

 “MÁSCARAS DE SANTARENO” Projecto do curso de Artes do Espectáculo e Artes Visuais. Novembro: Exposição e performance, integrado nas comemorações nacionais do centenário de Bernardo Santareno.

“DOS PALCOS DA CIDADE À CONSTRUÇÃO DE VALORES” – Encontros:

-O Teatro é Endócrino! …ou Não? Participação Professor Luís Varela.

-Festivais como Promotores de Desenvolvimento. Participação de Elisabete Paiva, directora artística do Festival Materiais Diversos.

“CADA CANTO TEM SEU CONTO” – Teatro na Cidade.  Promotores: ARAT, Artes do Espectáculo, Multimédia, Artes Visuais.

 “ENCI 2021” Encontro Nacional de Cursos de Interpretação. Promotor: ARAT e Curso de Artes do Espectáculo- Interpretação, Workshops, espectáculos diários, encontro de técnicos e alunos.

“PAPAGAIOS” – Direcção Lurdes Veiga, Ensino Especial, projeto interdisciplinar.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS