A empresa municipal Águas de Santarém celebra 17 anos de existência, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade, inovação e qualidade dos serviços prestados à população. Em entrevista ao Correio do Ribatejo, o presidente do Conselho de Administração, Ramiro Matos, aborda as alterações no tarifário para 2025, a gestão eficiente dos recursos hídricos, os desafios enfrentados no sector, e as iniciativas tecnológicas para a redução de perdas de água. O responsável destaca ainda a importância da certificação no Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional, os investimentos em infra-estruturas essenciais para o abastecimento e saneamento, e a necessidade de sensibilizar a população para o consumo responsável da água da torneira.
Houve alterações no tarifário da Águas de Santarém para 2025? Quais foram as principais mudanças e qual o impacto para os consumidores?
Sim, houve alterações no tarifário da Águas de Santarém para 2025, com uma subida mínima, cujo impacto nos consumidores padrão significa valores abaixo de um euro na factura mensal. Essa actualização foi de acordo com a taxa de inflação prevista para 2025.
A A.S. tem pautado a sua actuação por preocupações sociais, em particular, nos tarifários para famílias numerosas, para consumidores economicamente vulneráveis e para Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS). Neste sentido, a Câmara Municipal de Santarém decidiu suportar o valor a bonificar relativamente ao tarifário social e à redução da tarifa variável das IPSS, representando um investimento superior a 200 mil euros, não comprometendo, assim, os investimentos e a operação da empresa.
Como se posiciona a empresa em relação à acessibilidade dos preços da água para a população? Existe algum plano para mitigar o impacto de aumentos de tarifários nas famílias e empresas?
Acreditamos que o acesso à água é um direito essencial e inalienável, sendo nossa prioridade garantir que os preços praticados sejam justos, equilibrados e acessíveis para toda a população. Este compromisso exige um esforço contínuo para encontrar o equilíbrio entre a sustentabilidade económica da empresa, a manutenção da qualidade do serviço e o suporte às famílias que possam enfrentar maiores dificuldades.
Temos trabalhado para aumentar a eficiência operacional da empresa, o que nos permite reduzir custos internos e minimizar os aumentos dos tarifários. Desde a modernização das infra-estruturas até à redução de perdas de água na rede, todas estas iniciativas contribuem para manter os preços controlados, na medida do possível, e alinhados com as necessidades da população.
No entanto, a água continua a ser barata. O que não contribui para que seja impulsionada a sua poupança. A factura mensal da água ainda continua a ser a mais barata dos serviços essenciais, o que não corresponde à importância que este nosso serviço tem para os cidadãos, que não podem viver sem água.
De qualquer forma, continuaremos a ter tarifários sociais e de famílias numerosas, em linha com os mais relevantes a nível nacional.
Quais foram os principais desafios que enfrentou desde que assumiu a presidência do conselho de administração em Junho de 2020?
Desde que assumi a presidência do Conselho de Administração da Águas de Santarém, em Junho de 2020, enfrentei uma série de desafios significativos, mas também identificámos grandes oportunidades de crescimento e melhoria. Os últimos anos foram marcados por circunstâncias externas e internas que exigiram decisões estratégicas e, acima de tudo, um foco constante na resiliência e inovação. Destaco alguns dos principais desafios que marcaram este percurso.
Desde logo, e em plena crise pandémica (COVID-19), a prioridade imediata foi garantir a continuidade do serviço essencial de abastecimento de água e saneamento num contexto de enorme incerteza. Tivemos de adaptar, rapidamente, os nossos processos operacionais, assegurar a protecção da nossa equipa e dos consumidores, e, ainda, implementar medidas de apoio social para famílias e empresas afectadas pela crise económica. Este período demonstrou a capacidade da empresa de agir com rapidez e eficácia, mesmo em cenários adversos.
Encontrar um equilíbrio entre a sustentabilidade financeira da empresa e a necessidade de manter os preços acessíveis foi, também, um dos maiores desafios. Os custos operacionais têm vindo a aumentar, sobretudo devido à subida dos preços da energia, materiais e serviços, bem como pela necessidade de investimentos em infra-estruturas.
A renovação e modernização das infra-estruturas foi um desafio com que nos deparámos, cuja modernização foi fundamental para reduzir perdas de água, melhorar a qualidade do serviço e assegurar o cumprimento das metas ambientais estabelecidas a nível nacional e europeu.
A escassez de água e os efeitos das alterações climáticas representam um desafio crescente, no Mundo, e, bem assim, na nossa actividade. Tivemos de implementar estratégias para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos, incluindo investimentos em tecnologias mais eficientes, reforço de campanhas de sensibilização e a adaptação das operações para responder a períodos de seca prolongada.
Um dos focos da gestão nos últimos anos foi reforçar o diálogo com a comunidade e aumentar a transparência da A.S.. Criámos canais de comunicação mais eficientes e digitais para estarmos mais próximos da população e ouvir as preocupações dos consumidores, de que destaco as Redes Sociais, APP e Área do Cliente.
Também a nível interno, apostámos na criação de excelentes condições de trabalho e de conciliação com a vida pessoal e familiar. Uma equipa motivada é mais eficiente e cumpre os seus objectivos de forma muito mais eficaz.
Apesar destes desafios, estou orgulhoso de dizer que a Águas de Santarém se tornou uma empresa mais moderna, resiliente, eficiente e próxima da comunidade. Continuamos apostados em garantir a qualidade do serviço, melhorar continuamente os nossos processos e responder às necessidades da população com visão estratégica e compromisso social. Acredito que os obstáculos que enfrentámos serviram como catalisadores para o crescimento e para reforçar a nossa missão de servir melhor os nossos munícipes.
A Águas de Santarém foi a primeira empresa portuguesa a obter a certificação no sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional. que impacto teve esta certificação no ambiente de trabalho e na produtividade da empresa?
A certificação no Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional, que tivemos a honra de conquistar como pioneiros em Portugal, foi um marco significativo na história da Águas de Santarém e reflecte o nosso compromisso em valorizar as pessoas como o maior activo da empresa. Quando temos uma equipa forte e motivada, os resultados para os nossos clientes e demais stakeholders são significativos.
Esta certificação trouxe impactos muito positivos em diversas áreas do ambiente de trabalho e na produtividade da empresa, de que gostaria de destacar alguns: o aumento do envolvimento e motivação da equipa, a melhoria da cultura interna da empresa, a redução do absentismo e dos acidentes de trabalho, assim como posicionou a Águas de Santarém como uma referência em termos de boas práticas laborais, ajudando-nos não só a atrair talento altamente qualificado, mas também a reter os nossos melhores colaboradores, criando uma equipa estável e alinhada com os valores da empresa.
Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até agora e determinados a aprofundar esta abordagem, pois acreditamos que a felicidade no trabalho é um motor essencial para a sustentabilidade e o sucesso da nossa empresa.
Quais são as principais inovações tecnológicas que a Águas de Santarém implementou recentemente para melhorar a eficiência dos serviços?
A inovação tecnológica é uma das prioridades estratégicas da Águas de Santarém, pois acreditamos que a modernização dos nossos processos e infra-estruturas é essencial para garantir um serviço mais eficiente, sustentável e de elevada qualidade.
A Águas de Santarém tem investido fortemente, nos últimos anos, em inovação tecnológica para melhorar a eficiência dos seus sistemas e infra-estruturas, procurando lutar contra as perdas de água na rede e evitar a água não facturada. Das medidas que a empresa tem implementado, e que contribuíram para fazer face a estes desafios, são de destacar o aumento de fiscalização e de controlo dos espaços públicos no Concelho de Santarém de forma a identificar e eliminar os consumos ilícitos; a implementação de um sistema de Telemetria mais fiável nas Zonas de Medição e Controlo (ZMC) do Sistema de Santarém; a implementação de um novo sistema de Telegestão que permite monitorizar a rede em permanência e estimar o consumo dos próximos dias. Possibilita, desta forma, detectar, com maior exactidão, eventuais perdas em tempo real, facilitando uma intervenção rápida e precisa, minimizando o desperdício de água. Também num projecto piloto temos em curso a experimentação de contadores com Telemetria que permitem avisar os clientes quando é detectado um consumo anómalo.
Estas ferramentas ajudam a monitorizar a pressão e o fluxo da água em diferentes pontos da rede, garantindo uma distribuição mais equilibrada e eficiente.
Com o apoio destas tecnologias, conseguimos prever falhas ou problemas na rede, permitindo-nos actuar preventivamente, o que melhora a fiabilidade do sistema e reduz significativamente as perdas.
Também ao nível da gestão foram implementadas ferramentas que permitem um melhor planeamento e o aproveitamento dos benefícios das novas tecnologias, com a equipa dirigente a ter acesso pleno e permanente aos dados da empresa.
De que forma a empresa tem contribuído para a sustentabilidade ambiental e para a preservação dos recursos hídricos na região?
Reconhecemos a importância de gerir os recursos de forma responsável, não apenas para responder às necessidades actuais, mas, também, para garantir que as gerações futuras tenham acesso a água de qualidade. Para isso, temos implementado uma série de iniciativas e políticas que contribuem significativamente para a protecção ambiental e para a preservação dos recursos hídricos na região. Destaco algumas das mais relevantes: a redução das perdas de água na rede, a implementação de um sistema de monitorização em tempo real, uma frota automóvel já maioritariamente eléctrica, a reutilização de águas residuais tratadas, os investimentos em energias renováveis e eficiência energética, reduzindo, assim, a pegada de carbono; bem como a sensibilização da população em geral para o consumo responsável, campanhas educativas para escolas, promovendo o uso consciente da água e explicando a importância de práticas sustentáveis.
Estas iniciativas reflectem o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, alinhando-nos com as metas nacionais e europeias para a gestão responsável dos recursos hídricos e a redução da pegada ecológica. Mais do que um dever, vemos este trabalho como uma responsabilidade para com a comunidade e o ambiente, acreditando que, juntos, podemos garantir um futuro mais sustentável para todos.
Quais são os principais projectos em curso relacionados com a expansão e melhoria das infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento no concelho?
2025 vai ser um dos anos de maior investimento na rede de abastecimento de água e saneamento no concelho, com um valor estimado na ordem dos 5 milhões de euros, com vista a criar maior resiliência no sistema de abastecimento da cidade. Destaco, desde logo, alguns dos projectos em curso, como sejam a construção de um novo furo de captação, o reforço da capacidade de bombagem e armazenamento, bem como o reforço da ligação com a EPAL, no sentido de garantir uma alternativa de abastecimento de água em caso de avaria. Temos já em curso uma grande remodelação da rede da freguesia de Amiais de Baixo num investimento superior a 1milhão de euros, para além das obras que realizamos em paralelo com as obras da Câmara Municipal, de forma a reduzir os transtornos aos munícipes e as múltiplas aberturas de valas em espaço público.
Ao nível do saneamento, estamos já em fase de aquisição de terrenos para expansão da rede em duas freguesias sem cobertura ou com cobertura deficiente, e também estamos a realizar os estudos finais para podermos enquadrar a nova ETAR na cidade nas diversas fontes de financiamento que são necessárias para este ambicioso investimento.
De que forma a Águas de Santarém está a enfrentar o desafio das perdas de água, considerando que este é um dos grandes dramas no sector?
As perdas de água são um dos grandes dramas do órgão de gestão de uma entidade gestora de um sistema de abastecimento de água. Este problema não só afecta a sustentabilidade ambiental, ao desperdiçar um recurso vital e finito, como também tem impacto financeiro, aumentando os custos operacionais. Cientes disso, temos implementado estratégias para enfrentar este desafio, nomeadamente, e como já referido anteriormente, a monitorização em tempo real da rede, a renovação e modernização das infra-estruturas – já que grande parte das perdas de água ocorre devido à idade avançada e ao desgaste das redes – , a implementação de tecnologias de detecção de fugas não visíveis (subterrâneas ou em locais de difícil acesso), a formação e capacitação da equipa técnica, a sensibilização da população, pois reconhecemos que o combate às perdas de água passa, também, pela consciencialização da comunidade, com campanhas de sensibilização para que os consumidores reportem prontamente quaisquer fugas que detectem.
Estamos a dar passos largos para conseguirmos, nas zonas de maior consumo, monitorizar a rede desde a captação até ao consumo, o que nos permitirá identificar e individualizar os troços onde possam existir perdas e intervir num curto espaço de tempo.
Temos registado uma redução significativa das perdas de água, posicionando-nos como uma referência no sector em termos de eficiência hídrica, almejando conseguir reduzir as perdas para níveis ainda mais baixos.
Como é que a empresa está a preparar-se para responder às exigências futuras em termos de qualidade dos serviços e satisfação dos clientes?
Consciente de que as exigências dos consumidores em termos de qualidade dos serviços e satisfação são cada vez mais elevadas – impulsionadas por um contexto de mudanças tecnológicas, ambientais e sociais – a A.S., enquanto entidade gestora de um serviço público, continuará comprometida em manter um serviço de qualidade e de excelência ao cliente.
Recorde-se que a A.S. recebeu, em Dezembro de 2023, a certificação internacional LAC – Líder no Atendimento ao Cliente, no canal presencial, tratando-se da primeira entidade pública a obter tal distinção no Distrito de Santarém. A certificação LAC, que reconhece a implementação das melhores práticas no que ao atendimento presencial ao cliente diz respeito, enquadra-se na estratégia da empresa de prestar um serviço público de qualidade com foco nos seus clientes, mas, também, de valorização e reconhecimento dos colaboradores da Águas de Santarém.
Mantemos a nossa aposta em canais digitais de atendimento, que permitem uma interacção rápida e personalizada com os nossos consumidores, monitorizamos as reclamações e sugestões dos nossos clientes para melhorar os processos e as soluções oferecidas, a par da realização anual de inquéritos de satisfação ao cliente.
Muito brevemente será lançado um novo site das A.S. para que, de forma simples e intuitiva, os clientes possam tratar de todos os temas relativos aos serviços de águas e saneamento onde quer que esteja, no computador ou no telemóvel.
Que iniciativas a Águas de Santarém tem desenvolvido para promover a confiança da população na água da torneira e incentivar o seu consumo?
Temos vindo a implementar várias iniciativas com o objectivo de promover a confiança da população na qualidade da água da torneira, além de incentivar o seu consumo de forma responsável, consciente e sustentável. A água da torneira é um recurso valioso, que garante qualidade e segurança ao longo de toda a sua cadeia de fornecimento, e estamos empenhados em assegurar que todos os consumidores compreendam o valor desta opção.
O rigor e controlo da qualidade da água são uma prioridade para a empresa, que, sustentada pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados, garante a qualidade da água fornecida, aconselhando, assim, o seu consumo.
A transparência em relação à qualidade da água que fornecemos é um dos nossos focos, disponibilizando, regularmente, no nosso website os relatórios de qualidade da água no concelho de Santarém, onde é possível consultar os resultados dos testes realizados e as características da água, permitindo à população verificar que a água que chega às suas torneiras cumpre os mais elevados padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.
As certificações são, também elas, uma garantia adicional de que estamos comprometidos com a excelência, tanto no que diz respeito à qualidade da água como à nossa responsabilidade ambiental.
Realizamos campanhas de sensibilização – digitais e físicas – para educar a população sobre os benefícios de consumir água da torneira, como a sua qualidade garantida, o seu baixo custo e a sua pegada ecológica reduzida, comparada com a água engarrafada. Através de acções em escolas e eventos públicos, procuramos desmistificar mitos sobre a água da torneira e incentivar o seu consumo, destacando a importância do recurso e as vantagens em termos ambientais e económicos.
Como é que a empresa tem envolvido a comunidade local nas suas políticas e projectos, especialmente no que diz respeito à sensibilização para o uso eficiente da água?
O envolvimento da comunidade local é essencial para garantir a eficácia das políticas e projectos da empresa, especialmente quando se trata de sensibilizar para o uso eficiente da água e para a preservação dos recursos hídricos. O nosso objectivo é garantir que cada cidadão compreenda a sua responsabilidade, o impacto dos seus comportamentos e participe, activamente, nas soluções para um futuro mais sustentável.
A nossa missão de sensibilizar a população começa com as futuras gerações. Através da oferta de recursos educativos apresentada à Câmara Municipal de Santarém, procuramos não só informar os alunos, mas também envolver os professores e as famílias, criando um efeito multiplicador que chega a todos os sectores da sociedade.
Eventos e feiras locais e nacionais são, também, uma excelente oportunidade para interagir directamente com a comunidade e reforçar a mensagem de que cada acção conta na preservação dos recursos hídricos.
O aumento da visibilidade da empresa que tem ocorrido nos últimos anos visa, sobretudo, levar a que os cidadãos possam conhecer e seguir a nossa actividade. Implementados os canais e existindo fidelização das pessoas aos nossos suportes comunicacionais torna-se mais fácil passar mensagens com grande periodicidade alertando, educando e sensibilizando para a importância da poupança e preservação da água.
FM