O Dia Mundial da Monitorização da Água foi criado, em 2003, pela American’s Clean Water Foundation, tendo sido celebrado, inicialmente, a 18 de Outubro, no aniversário do US Clean Water Act.

No entanto, e dado que a água se encontra congelada em várias partes do mundo nessa altura do ano, a data foi antecipada um mês, sendo comemorada, anualmente, a 18 de Setembro. Esta efeméride foi criada para sensibilizar e envolver a população mundial na protecção dos recursos hídricos através da monitorização local dos mesmos.

O EarthEcho Water Challenge (ex-World Water Monitoring Challenge) traduz-se num desafio à escala mundial da organização não governamental EarthEcho International que visa incentivar os cidadãos a analisar e proteger os recursos locais desde o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de Março, até ao final do ano. Este programa apela à consciencialização e envolvimento de todos para a necessidade urgente de proteger os recursos hídricos em todo o mundo, bem como de garantir a monitorização da sua qualidade ao longo de todo o processo.

Através de um simples kit de teste é possível retirar uma amostra de água para avaliar a sua qualidade, permitindo a análise de um conjunto de parâmetros, nomeadamente a sua temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigénio dissolvido.

A EarthEcho International analisa os resultados e publica-os online no seu website. Na presente data, esta iniciativa conta com 1.644.348 participantes de 146 países, tendo sido recolhidas 79.572 amostras de água.

Seja parte da solução neste desígnio tão importante da protecção de um bem escasso e essencial à vida de todos os seres vivos e participe no EarthEcho Water Challenge (https://www.monitorwater.org/).

A Águas de Santarém partilha desta preocupação, pelo que faz da protecção dos recursos hídricos o seu compromisso e missão, garantindo a melhor qualidade da água para os seus clientes.

Leia também...

Renova não pode impedir acesso à nascente do Almonda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou que a Renova “não poderá impedir o acesso à nascente do rio Almonda”, em Torres Novas, frisando…

Águas de Santarém lança ‘águAS Newsletter’

A Águas de Santarém assinala, esta segunda-feira, 26 de Abril, o início da publicação da ‘águAS Newsletter’, um nova ferramenta de comunicação da empresa…

Resitejo reforça parceria com Feira de Agricultura e apresenta composto biológico

elo quatro ano consecutivo, a Resitejo – Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo vai marcar uma forte presença na Feira…

Sistema de saneamento de Alcanena vai ter apoio de 5 ME para modernização

O Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena vai ter um apoio de cinco milhões de euros para execução dos…