A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém celebram a 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de Setembro, com várias iniciativas em Santarém.

O tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’ e trata-se de uma homenagem às dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, celebrando a resiliência dos municípios europeus e as suas conquistas.

Esta sexta-feira, 17 de Setembro, pelas 21h00, realiza-se a Caminhada Nocturna pelo Centro Histórico, com concentração no Jardim da República junto ao Coreto. A organização é da pace.makers running club que pede aos participantes que usem roupa e calçado confortável, uso de máscara em grupo, manutenção do distanciamento social, uso de uma peça reflectora e quando possível utilização do passeio ou caminha no sentido do trânsito.

No sábado, 18 de Setembro, pelas 10h00, realiza-se o passeio de bicicletas com concentração no Instituto Politécnico de Santarém, Avenida Madre Andaluz. A organização pede o uso de capacete, respeito pelos normas de circulação e os participantes devem manter-se em grupo. Para quem não possui bicicletas, a Loja DECATHLON Santarém vai disponibilizar 15 bicicletas por ordem de chegada ao local da concentração.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, entre as 8h00 e as 18h00, o trânsito na Praça do Município vai estar encerrada, no âmbito do Dia Europeu sem Carros, que já vai na sua 22ª edição.

A última iniciativa é a caminhada nocturna no Planalto de Santarém, que ocorre pelas 21h00 do mesmo dia, com a concertação a ser efectuada no Campo Infante da Câmar, junto à Sede dos Scalabis Night Race. As recomendações passam pelo uso de roupa e calçado confortável, uso de máscara em grupo, manutenção do distanciamento social, uso de uma peça reflectora e quando possível utilização do passeio ou caminha no sentido do trânsito.

Esta iniciativa europeia tem por objectivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído. Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente. Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…