Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém celebram a 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de Setembro, com várias iniciativas em Santarém.

O tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’ e trata-se de uma homenagem às dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, celebrando a resiliência dos municípios europeus e as suas conquistas.

Esta sexta-feira, 17 de Setembro, pelas 21h00, realiza-se a Caminhada Nocturna pelo Centro Histórico, com concentração no Jardim da República junto ao Coreto. A organização é da pace.makers running club que pede aos participantes que usem roupa e calçado confortável, uso de máscara em grupo, manutenção do distanciamento social, uso de uma peça reflectora e quando possível utilização do passeio ou caminha no sentido do trânsito.

No sábado, 18 de Setembro, pelas 10h00, realiza-se o passeio de bicicletas com concentração no Instituto Politécnico de Santarém, Avenida Madre Andaluz. A organização pede o uso de capacete, respeito pelos normas de circulação e os participantes devem manter-se em grupo. Para quem não possui bicicletas, a Loja DECATHLON Santarém vai disponibilizar 15 bicicletas por ordem de chegada ao local da concentração.

Na quarta-feira, entre as 8h00 e as 18h00, o trânsito na Praça do Município vai estar encerrada, no âmbito do Dia Europeu sem Carros, que já vai na sua 22ª edição.

A última iniciativa é a caminhada nocturna no Planalto de Santarém, que ocorre pelas 21h00 do mesmo dia, com a concertação a ser efectuada no Campo Infante da Câmar, junto à Sede dos Scalabis Night Race. As recomendações passam pelo uso de roupa e calçado confortável, uso de máscara em grupo, manutenção do distanciamento social, uso de uma peça reflectora e quando possível utilização do passeio ou caminha no sentido do trânsito.

Esta iniciativa europeia tem por objectivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído. Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente. Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…