O Dia Mundial da Monitorização da Água foi criado, em 2003, pela American’s Clean Water Foundation, tendo sido celebrado, inicialmente, a 18 de Outubro, no aniversário do US Clean Water Act.

No entanto, e dado que a água se encontra congelada em várias partes do mundo nessa altura do ano, a data foi antecipada um mês, sendo comemorada, anualmente, a 18 de Setembro. Esta efeméride foi criada para sensibilizar e envolver a população mundial na protecção dos recursos hídricos através da monitorização local dos mesmos.

O EarthEcho Water Challenge (ex-World Water Monitoring Challenge) traduz-se num desafio à escala mundial da organização não governamental EarthEcho International que visa incentivar os cidadãos a analisar e proteger os recursos locais desde o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de Março, até ao final do ano. Este programa apela à consciencialização e envolvimento de todos para a necessidade urgente de proteger os recursos hídricos em todo o mundo, bem como de garantir a monitorização da sua qualidade ao longo de todo o processo.

Através de um simples kit de teste é possível retirar uma amostra de água para avaliar a sua qualidade, permitindo a análise de um conjunto de parâmetros, nomeadamente a sua temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigénio dissolvido.

A EarthEcho International analisa os resultados e publica-os online no seu website. Na presente data, esta iniciativa conta com 1.644.348 participantes de 146 países, tendo sido recolhidas 79.572 amostras de água.

Seja parte da solução neste desígnio tão importante da protecção de um bem escasso e essencial à vida de todos os seres vivos e participe no EarthEcho Water Challenge (https://www.monitorwater.org/).

A Águas de Santarém partilha desta preocupação, pelo que faz da protecção dos recursos hídricos o seu compromisso e missão, garantindo a melhor qualidade da água para os seus clientes.

Leia também...

Mês da enguia promove água da rede pública

A Águas do Ribatejo associou-se à 23ª edição do Mês da Enguia…

Festival da Biodiversidade de Alcanena é um alerta anual de consciências para a preservação do ambiente

A 3.ª edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO, foi inaugurada este…

Câmara de Alcanena vai apresentar queixa-crime por crimes ambientais

A Câmara de Alcanena decidiu apresentar uma queixa-crime contra desconhecidos, por crimes…

Câmaras de Abrantes, Mação, Barquinha e Ródão querem caudal mínimo diário no Tejo

Os presidentes das Câmaras de Abrantes, Mação, Vila Nova da Barquinha e…