Com uma aposta clara na modernização e maior eficiência dos sistemas existentes, a empresa Águas de Santarém deu início, hoje, dia 18 de julho de 2022, às obras de reabilitação do Reservatório de São Bento, localizado na área do Planalto, em Santarém, cujos trabalhos prolongar-se-ão até ao final do ano de 2022.

Esta obra, que conta com um investimento no valor de 400.537,62 € – significativamente inferior ao valor base para concurso anunciado no ano transato –, vai permitir, a par da reabilitação do estado de conservação do interior do reservatório, solucionar as roturas nas condutas adutoras e distribuidoras (em fibrocimento) que impactam, diretamente, nas interrupções de serviço, bem como contribuirá, significativamente, para a diminuição das perdas de água.

O projecto preconiza, em traços gerais, a reabilitação global do interior dos reservatórios, a substituição integral de todos os sistemas hidráulicos, nomeadamente instalação de tubagens em ferro fundido dúctil e aço inox (naquelas em contacto com a água), bem como a remodelação dos circuitos hidráulicos no exterior do reservatório, permitindo uma maior e mais fácil flexibilidade na gestão dos sistemas adutores e de distribuição, e, ainda, a substituição de portas e janelas no seu exterior.

Embora o abastecimento de água continue a ser garantido no decurso da empreitada, poderão existir alguns condicionamentos no serviço prestado pela Águas de Santarém, como alterações nas pressões de serviço ou cortes pontuais de abastecimento, os quais serão minimizados pela A.S. na medida do possível, dando informação antecipada sempre que exequível.

Recorde-se que, após a conclusão da intervenção técnica acima referida, e conforme anunciado anteriormente, encontra-se prevista a preparação dos pisos intermédios do equipamento para receber o núcleo museológico da água, com exposição de equipamentos e com materiais multimédia para explicação do ciclo urbano da água e demonstração de todos os sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais no Concelho, o qual será visitável por escolas e público em geral, nomeadamente como miradouro.

Esta intervenção é essencial para a manutenção da qualidade do serviço prestado pela Águas de Santarém, e, em particular da qualidade da água, atendendo à antiguidade dos dois reservatórios que constituem o “Reservatório de São Bento”, os quais datam das décadas de 1930 e 1960, cuja infraestrutura acusa sinais de degradação.

Leia também...

Mais de 20 PME de Santarém com apoio comunitário de 1,5 milhões de euros

Vinte e quatro pequenas e médias empresas (PME) da região de Santarém viram aprovadas candidaturas a fundos comunitários num total de cerca de 1,5…

Homem de 61 anos detido por violência doméstica e posse de armas em Almeirim

Suspeito exercia violência psicológica e física contra a companheira de 54 anos e possuía em casa, várias armas de fogo. O Comando Territorial de…

Faleceu Luís Emílio Duarte, ex-presidente da Junta de Pernes

O ex-presidente da Junta de Pernes, Luís Emílio Duarte faleceu hoje aos 59 anos, vítima de doença prolongada. O ex-autarca de freguesia havia renunciado…

FNA 23: A montra do sector agrícola e inovador está de regresso

O Ovo é o tema central da FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre no Centro Nacional de…