A empresa municipal Águas de Santarém (AS) vai adquirir serviços de detecção de fugas de água com recurso a leitura através de imagem de satélite, de forma a aumentar a eficiência do uso e a redução das perdas de água.

Em comunicado, a AS refere que o aumento da eficiência do uso da água “é uma prioridade” sua e que o investimento neste tipo de serviço se insere “na aposta da empresa de reduzir, de forma consistente e contínua, as perdas de água, com o objetivo de melhorar este importante indicador, aplicando as melhores e mais recentes metodologias nesta área”.

Actualmente, a empresa dispõe de recursos exclusivamente dedicados a este tema, os quais fazem a cobertura de toda a rede de abastecimento de água do concelho (cerca de 1.100 km de rede com quase 28.000 ramais), através de geofones, na procura de roturas de água e de actos ilícitos, sendo um método que encontra algumas dificuldades, quer seja pelo som ambiente, pela incerteza da localização exata das condutas e ramais ou, até, devido ao material da rede de abastecimento de água.

Em 2021, após vários investimentos nesta área, a empresa já conseguiu uma redução acentuada na percentagem de água não faturada. Mesmo assim, pretende investir em novas tecnologias que permitam aumentar a eficiência e eficácia deste parâmetro, apostando numa tecnologia bastante recente e praticamente inovadora em Portugal.

Esta nova tecnologia “trata da detecção de fugas de água com recurso à leitura de água no solo com recurso a satélite, que permite combater as dificuldades verificadas pelo uso de geofone”, destaca a empresa.

“O método inovador consiste na recolha de imagens de satélite sobre a área do concelho, através de tecnologia SAR (Synthetic-Aperture Radar ou Radar de Abertura Sintética), utilizando a frequência L-Band de 1.3GHz, às quais é aplicado, posteriormente, um algoritmo, por forma a detectar a presença de água, com adição de cloro, sob a superfície do terreno”, adianta a mesma nota.

“Este método inovador traduz-se numa ferramenta fundamental no combate às perdas reais de água, com benefícios numa perspectiva técnica, financeira e ambiental para a Águas de Santarém”, conclui.

Leia também...

BE questiona Governo sobre novos episódios de “odores nauseabundos”

A deputado do BE eleita por Santarém, Fabíola Cardoso, questionou esta quinta-feira, 23 de Julho, o Governo sobre novos episódios de poluição em Alcanena,…

Nova iluminação LED traz mais segurança ao Jardim de S. Bento

A Câmara Municipal de Santarém renovou a iluminação pública no Jardim de São Bento, num investimento de 4900 euros. Segundo um comunicado do município,…

Tomar e ICNF reforçam cooperação para valorizar a Mata Nacional dos Sete Montes

O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, reuniu hoje com dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF), nomeadamente…

Catarina Martins ouve preocupações de activistas ambientais em Alcanena

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins esteve reunida no domingo, 13 de Dezembro, no Centro de Ciência Viva do Alviela, no concelho…