A Águas de Santarém, empresa gestora de água e saneamento do concelho de Santarém, anunciou o novo projecto de certificação de qualidade destinado aos restaurantes em Santarém: RestáguAS.

A sustentabilidade é palavra-chave por detrás desta novidade, pretendendo sensibilizar o público e potenciar a prática de acções e gestos sustentáveis, tendo como fio condutor a poupança de recursos – crucial neste sector –, nomeadamente a poupança de água.

Com pré-apresentação na inauguração do Festival Nacional de Gastronomia, na Casa do Campino, em Santarém, este Projecto vai agora ser divulgado junto dos agentes locais, para início das certificações.

Trata-se de uma iniciativa que pretende divulgar e estimular boas práticas na actividade de restauração com a atribuição de selo de “restaurante sustentável”, através da certificação de factores de sustentabilidade e combate ao desperdício, o qual tem vindo a ser trabalhado pela empresa, com a colaboração do Chef Rodrigo Castelo e do professor universitário Jorge Cancela, que para além de promover práticas sustentáveis junto dos restaurantes, fornecedores e clientes, procura, também, ser exemplo a nível nacional.

O presidente do Conselho de Administração, Ramiro Matos, referiu que esta iniciativa “Tem outros parceiros que estamos a consolidar e que visa que este projecto não seja estático, não seja só um projecto de certificação, mas que possa ser muito mais, possa ser um projecto de investigação e possa ser até um projeto académico, quer para o nosso ensino secundário quer para o ensino superior”.

Ao nível dos critérios para a atribuição do selo de sustentabilidade RestáguAS, Ramiro Matos, explicou que a avaliação será efetuada através de grelha com múltiplos fatores desenvolvidos em conjunto com os nossos consultores e parceiros em que “vamos apreciar a atividade dos restaurantes, em diferentes vertentes, não só nos hábitos relativamente ao cliente, mas o funcionamento global do estabelecimento, a cadeia de abastecimento, a economia circular, a divulgação e a formação.”. Fez, ainda, menção a pequenas medidas que têm um impacto muito grande, dando exemplos de um conjunto de critérios que os restaurantes terão de cumprir para serem detentores desta certificação.

Os restaurantes certificados com o selo RestáguAS vão poder exibi-lo nas suas montras e equipamentos, podendo os clientes, desta forma, escolher os restaurantes também por este motivo: ser um restaurante sustentável.

Ramiro Matos, salientou que “Tudo isto também foi possível com a ajuda do Chef Rodrigo Castelo, dando-nos a noção daquilo que pode ser feito e até onde pode ser feito na restauração e, também, do professor universitário Jorge Cancela com um grande “track-record” no domínio da sustentabilidade.”

A par deste novo projeto em prol da sustentabilidade, a empresa tem vindo a implementar importantes mudanças com vista a tornar a sua actividade mais sustentável, e com maior benefício económico e ambiental. Exemplo disso, é a certificação no Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dos 17 ODS que constituem a Agenda 2030, a AS subscreveu oito na gestão da empresa, tratando-se da primeira a obter, em junho de 2022, tal distinção, em solo nacional.

Leia também...

7.ª Gala do Desporto de Torres Novas distinguiu atletas, dirigentes e clubes

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª…

Exercício internacional Orion envolve 1650 militares e 200 viaturas em território português

Mais de 1650 militares e 200 viaturas de Portugal e Espanha estão…

Detido em flagrante por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Salvaterra de…

Cartaxo Sessions regressam ao Centro Cultural dia 10 de Fevereiro

O Centro Cultural do Cartaxo volta a receber, no dia 10 de…