A empresa municipal Águas de Santarém vai manter, em 2019, o actual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em quatro pontos percentuais, tendo prevista uma verba de 3,1 milhões de euros para investimento.

O orçamento da Águas de Santarém (AS), aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, prevê que 58% da verba destinada a investimento irá para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, visando assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que actualmente se situam nos 30%.

Segundo a administradora da AS, Teresa Ferreira, o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de “meios libertados pela empresa”, sem recurso a financiamento comunitário nem a fundos comunitários, cujos avisos de abertura de candidaturas “tardam em abrir”, lamentou.

Além da substituição de condutas, a empresa vai investir em sistemas de controlo de PH, reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

Teresa Ferreira sublinhou que o aumento no tarifário do saneamento terá impacto residual na factura das famílias e responde a uma exigência da entidade reguladora.

O executivo municipal aprovou ainda o contrato programa para a empresa municipal Viver Santarém, que mantém o valor de 248 mil euros que vigorou este ano, sendo que o financiamento do município representa 11,5% do volume de negócios, respondendo ao “cumprimento de serviços públicos” para a área do desenvolvimento desportivo e para os preços sociais praticados nos equipamentos geridos pela empresa.

A Viver Santarém apresenta para 2019 um orçamento global de 2,1 milhões de euros, prevendo um resultado líquido positivo.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.