A empresa municipal Águas de Santarém vai manter, em 2019, o actual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em quatro pontos percentuais, tendo prevista uma verba de 3,1 milhões de euros para investimento.

O orçamento da Águas de Santarém (AS), aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, prevê que 58% da verba destinada a investimento irá para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, visando assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que actualmente se situam nos 30%.

Segundo a administradora da AS, Teresa Ferreira, o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de “meios libertados pela empresa”, sem recurso a financiamento comunitário nem a fundos comunitários, cujos avisos de abertura de candidaturas “tardam em abrir”, lamentou.

Além da substituição de condutas, a empresa vai investir em sistemas de controlo de PH, reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

Teresa Ferreira sublinhou que o aumento no tarifário do saneamento terá impacto residual na factura das famílias e responde a uma exigência da entidade reguladora.

O executivo municipal aprovou ainda o contrato programa para a empresa municipal Viver Santarém, que mantém o valor de 248 mil euros que vigorou este ano, sendo que o financiamento do município representa 11,5% do volume de negócios, respondendo ao “cumprimento de serviços públicos” para a área do desenvolvimento desportivo e para os preços sociais praticados nos equipamentos geridos pela empresa.

A Viver Santarém apresenta para 2019 um orçamento global de 2,1 milhões de euros, prevendo um resultado líquido positivo.

Leia também...

Trabalhadores dos CTT de Rio Maior em greve parcial

Trabalhadores dos CTT de Rio Maior, no distrito de Santarém, iniciaram hoje,…

Centro de Documentação Linguística quer criar arquivo de línguas ameaçadas da Europa

O Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social (CIDLeS), com sede em…

Noite Europeia dos Investigadores 2024 promove ciência em Alcanena

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI2024) regressa no dia 27 de setembro…
Foto ilustrativa

Idosos confinados em lares também poderão votar antecipadamente

Os idosos que estão confinados em lares por causa da pandemia deverão…