A Águas de Santarém recebeu o Prémio Inovação em Prevenção, na categoria “Pessoas”, atribuído pela Ageas Seguros e pela Revista Exame, no decorrer de uma cerimónia que teve lugar a 21 de Abril no Edifício Ageas Tejo, no Parque das Nações, em Lisboa.

A Águas de Santarém, que se candidatou pela primeira vez, foi a vencedora, entre mais de 120 empresas (4 por cento pertencentes ao Distrito de Santarém), tendo sido distinguida na categoria Pessoas pelo projecto “Primeiro as Pessoas”.

O Prémio Inovação em Prevenção que, pela primeira vez, é realizado presencialmente, constitui um reconhecimento público às empresas que mais se destacaram na área de prevenção e gestão do risco nas diferentes categorias, cuja visão para preparar, desenvolver e implementar estratégias neste âmbito, e adequadas às novas realidades, é de salientar.

Durante a sessão membros do júri e convidados debateram o enquadramento económico e geopolítico, a par dos desafios na sustentabilidade das PME, momento que contou, igualmente, com a partilha de experiências e conhecimento na área da prevenção do risco, por parte das empresas distinguidas o ano passado.

“Dedico este prémio ao conjunto de pessoas que o tornou possível, ao nosso Director-Geral, ao nosso Director de Recursos Humanos e à minha colega do Conselho de Administração aqui presentes, e, também, a todos aqueles que fazem parte da equipa, que sabemos estão em streaming a ver e que devem estar, neste momento, muito orgulhosos,” salientou o presidente do Conselho de Administração, Ramiro Matos, ao receber esta distinção.

“Nós não trabalhámos para alcançarmos este prémio. Este prémio é um reconhecimento do que nós já tínhamos feito pelas nossas pessoas – que são, efectivamente, o nosso bem maior – e que foi a prioridade que o Conselho de Administração, neste mandato, elegeu: trabalhar, em primeiro lugar, para os seus trabalhadores, oferecer-lhes condições e é isso que permite que, em 2021, tivéssemos zero acidentes de trabalho e um absentismo praticamente nulo,” acrescentou.

A prevenção e a segurança são preocupações contantes para a Águas de Santarém que as considera “um investimento e a melhor forma de gerir a sua actividade, e que acredita que pode sempre fazer mais e melhor em prol dos seus recursos humanos, almejando, no futuro, manter este prémio e a conquista de outros”, pode ler-se numa nota da empresa enviada à comunicação social.

Recorde-se que a empresa municipal Águas de Santarém foi considerada, recentemente, uma das 50 melhores empresas para trabalhar em Portugal em 2021, ambicionando a que, com o empenho e motivação da nossa equipa, possamos ascender na posição do ranking nacional; e, ainda, que foi certificada no sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

O Prémio Inovação em Prevenção, na sua segunda edição, é uma iniciativa da Ageas Seguros e da Revista Exame, cujo Júri é constituído por António Saraiva (CIP), Camilo Lourenço (A Cor do Dinheiro), Cristina Siza Vieira (AHP), Gustavo Barreto (Ageas Seguros), Henrique Figueiredo (Compete 2020), José Gomes (Ageas Seguros), Luís Castro Henriques (AICEP), Margarida Vaqueiro Lopes (Revista Exame), Nuno Gonçalves (IAPMEI), Pedro Matias (ISQ), Rui Leão Martinho (Economista) e Tiago Freire (Revista Exame); que distinguem, anualmente, as empresas que promovem as melhores e mais inovadoras práticas empresariais na área da prevenção e segurança, numa das quatro categorias: Pessoas, Património, Ambiente e o Melhor Projecto de Inovação em Prevenção.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…