A AR-Águas do Ribatejo EIM lançou um Concurso Público para a obra de reabilitação profunda do Reservatório Elevado das Lapas, no concelho de Torres Novas. A infra-estrutura apresenta sinais de degradação ao nível estrutural, dos revestimentos, cuba, circuitos hidráulicos, serralharias e instalações eléctricas. Durante as obras será garantido o abastecimento a partir da Estação Elevatória das Tufeiras.

Os trabalhos visam garantir a segurança da infra-estrutura no reservatório e câmara de manobras, eliminar as perdas de água existentes e melhorar as condições do abastecimento de água à população das Lapas.

Durante o curso dos trabalhos, o abastecimento de água será garantido a partir Estação Elevatória de Tufeiras onde será  instalada uma central hidropressora e um medidor de caudal, sendo removidas as bombas existentes e requalificados os actuais circuitos.

PUBLICIDADE

O caderno de encargos prevê a melhoria dos acessos ao reservatório das Lapas com uma rampa, estacionamentos para as viaturas operacionais e de visitantes e a vedação do recinto.

A empreitada contemplará também o reforço das condições de segurança no fuste para acesso à célula do reservatório elevado e a melhoria de condições de segurança em todo o reservatório com guardas metálicas nos pisos intermédios e novas escadas, guardas e passadiços em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) com resistência à corrosão e maior durabilidade.

Todas as instalações eléctricas serão construídas de raiz ao abrigo das novas exigências e cumprindo critérios para reduzir a pegada energética e os respectivos custos ambientais e financeiros.

A AR estima que o reservatório possa entrar em funcionamento em 2023.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…