A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada no dia 19, a cedência, a título gratuito, pelo prazo de 90 dias, de um fogo de habitação social no Bairro Timor Lorosae, em Alcanena, a uma família de sete elementos, recentemente regressada da Venezuela e a residir em Vale Alto, numa casa sem as necessárias condições de habitabilidade.
Segundo uma nota da autarquia, trata-se de um agregado familiar “em difícil situação socioeconómica, com existência de problemas graves de saúde, que, devido à situação de precariedade em que se encontra, tem vindo a ser acompanhado pelos serviços de Acção Social do município, no sentido de responder às suas necessidades, tendo já sido estabelecidos contactos com o Ministério Público, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Agrupamento de Escolas de Alcanena, Junta de Freguesia de Minde, RLIS, CRIF, CRIT, GIP e empresas locais”.
Assim, a família será acolhida, temporariamente, num fogo de tipologia T3, no Bairro Timor Lorosae, em Alcanena, que se encontra equipado desde 2017 para acolhimento de uma família de refugiados e que se encontra disponível após a saída da mesma. A habitação será cedida gratuitamente por um período de 90 dias, prazo para encontrar outra habitação para a família.
As crianças deste agregado familiar serão integradas nas escolas de Alcanena, havendo também uma maior proximidade aos serviços de saúde e ao emprego do pai, informa ainda a mesma nota.