A nona edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal aceitou a candidatura do Município de Alcanena, numa edição dedicada ao Património Imaterial. Este concurso premeia, desde 2007, os grandes valores da identidade nacional, nas mais diversas áreas.
As categorias a concurso, em 2020, são: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos. Categorias que permitem a organização e comparação de todos os Patrimónios, independentemente da sua natureza, sendo que o interesse é o de avaliar o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território.
Alcanena candidatou-se a este concurso nas diversas categorias:
Artesanato – Trabalhos em Bunho; Lendas e Mitos – Moura do Alviela;
Festas e Feiras – Festas Cívicas de Vila Moreira; Músicas e Danças – Hino Mantas da Nossa Terra (Sociedade Musical Mindense); Rituais e Costumes – Jogo do Pau (Casa do Povo de Espinheiro); Procissões e Romarias – Quinta-feira da Ascensão, Romaria a Santa Marta e Alviela; Artefactos – Fabrico Vela de Cera de Abelha.
As Maravilhas de Portugal vão já na nona edição e tem vindo a premiar os grandes valores da identidade nacional. Desde a primeira edição que o concurso já premiou a História, a Natureza, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, a Mesa e os Doces.
Os candidatos serão votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas, em directo, na RTP, a realizar nos meses de Julho e Agosto. Nesta fase, haverá sete candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 patrimónios candidatos. Em cada programa será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.
Haverá ainda um programa de repescagem, em que os 20 segundos classificados nas eliminatórias regionais serão submetidos a nova votação para apurar os oito mais votados, que se irão juntar aos pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas serão divididos, por sorteio, em duas semifinais, sendo que em cada uma delas serão apurados os sete patrimónios mais votados.
As semifinais e a Gala Final serão apresentadas em directo, na RTP 1, por Catarina Furtado e José Carlos Malato, que voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas.