O município de Alcanena vai hastear este ano, pela primeira vez, na praia fluvial dos Olhos de Água, a Bandeira Azul, galardão de qualidade ambiental que a autarquia perseguia desde 2022 e que integra um projeto de valorização territorial.

“É um trabalho com três anos, um trabalho de persistência e de dedicação dos nossos colaboradores”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Alcanena, no distrito de Santarém, sublinhando que a praia, junto à nascente do rio Alviela, “existe desde 1999, nunca teve Bandeira Azul, e perdeu, inclusivamente a designação de espaço balnear, em 2009”.

Nesse sentido, Rui Anastácio considerou que “havia que recuperar muito trabalho perdido”, o que foi conseguido “com persistência”.

“Temos um plano para aquela praia, que será uma das principais, ou talvez a principal porta de entrada de turistas no parque natural das Serras da Aire e Candeeiros, mas para isso é necessário um trabalho consistente e é isso que nós estamos a fazer, criando um parque de acolhimento dos utilizadores, que já está construído, dando condições àquela praia do ponto de vista do controlo da qualidade da água e da presença de nadadores-salvadores”, declarou.

Mais de 400 praias portuguesas (404) têm este ano Bandeira Azul, mais seis do que no ano passado, com destaque para a entrada de Alcanena e de Cuba na distinção de boa qualidade, autarquias que candidataram pela primeira vez as suas praias ao galardão, anunciou a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em 30 de abril.

Num processo de certificação ambiental que requer análises anuais com resultados positivos à qualidade das águas, a par de outros requisitos, o autarca de Alcanena apontou a um projeto global de investimento no potencial do parque natural das Serras de Aire e Candeeiros e da zona envolvente à praia fluvial dos Olhos de Água.

“Estivemos também a aguardar o novo instrumento de ordenamento do parque natural para percebermos o que é que temos de fazer mais naquele espaço, e a nossa intenção é requalificar também a praia fluvial e concessionar um restaurante com qualidade, transformar o próprio parque de campismo e concessioná-lo, numa lógica de ‘glamping’, qualificando o espaço para que esteja organizado, limpo, e do qual nos possamos orgulhar”, afirmou Rui Anastácio.

Para o autarca, a conquista da Bandeira Azul é “motivo de regozijo”, mas também implica, “sobretudo, muita responsabilidade” na condução e gestão do processo.

“Nós temos de respeitar o ecossistema dos rios, temos de respeitar as nossas margens, hoje há técnicas de renaturalização das margens, e isso foi feito quando nós criámos o passadiço, a própria praia, e o parque de estacionamento”, disse o autarca, para quem “as praias devem ter um ecossistema próprio de um rio”.

Nesse sentido, acrescentou, o objetivo “é também recuperar, com uma nova intervenção, o cordão ripícola, o ecossistema ribeirinho, e transformar aquela praia num local ainda mais aprazível do que ele já é”.

O município de Alcanena, em coordenação com a APA/ARHTO, implementou em 2022 um programa de monitorização da qualidade da água, que culminou, em dezembro de 2024, com o pedido de designação da praia fluvial dos Olhos de Água como água balnear de interior, classificação perdida em 2009.

A recuperação desta designação permitiu, em sequência, a apresentação da candidatura da praia fluvial ao Programa Bandeira Azul.

A nascente do rio Alviela espraia em Alcanena uma zona de águas límpidas, junto ao local onde está o Centro de Ciência Viva – Carsoscópio, e por onde passam os caminhos de Santiago de Compostela e de Fátima.

O nome “Olhos de Água” faz referência aos vários pontos de saída da nascente do Alviela (um permanente e outro, junto ao principal, temporário).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

XXIII Mês da Cultura Tauromáquica

Começou, dia 1 de Maio, a 23.ª edição do certame “Mês da…

Gala de Natal Dream Dancing está de volta

A Dream Dancing irá dinamizar uma Gala de Natal, no sábado, dia…

Município de Santarém homenageia Correio do Ribatejo pelos 134 anos de história

Na sequência da Gala Comemorativa do 134.º Aniversário do Correio do Ribatejo,…

Santarém acolhe jornada dedicada ao Gótico Português no âmbito do centenário de Vergílio Correia

Santarém acolhe este sábado (dia 28), no auditório da Casa do Brasil,…