Foto: Colectivo Guarda Rios

Está a decorrer, no concelho de Alcanena, no Rio Alviela, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro, uma Residência de Investigação e Criação Artística do Coletivo Guarda Rios.

O coletivo Guarda Rios dedica-se à investigação e criação artística em torno dos territórios ribeirinhos e, nesta residência, vai ao encontro do rio Alviela e do sistema cársico da região, um dos maiores reservatórios de água do país.

Esta residência de criação artística está integrada no Laboratório dos Sedimentos, um dos eixos de investigação e criação em artes plásticas do coletivo Guarda Rios, que pretende desenvolver, pensar e questionar a ideia de caudal sólido, privilegiando o trabalho com sedimentos e argilas recolhidas na região.

A estadia integra a primeira sessão da Escola Rio, um projeto pedagógico e lúdico dedicado às escolas de Alcanena e Minde, onde, através de um conjunto de instalações e jogos, se exploram, com os alunos, questões relacionadas com a água, a vida na terra e os ecossistemas ribeirinhos.

Participam nesta residência os seguintes artistas: António Júlio Duarte (Fotografia), Mingyu Wu (ceramista), Marta Castelo (ceramista), João Ferro Martins (Artes Plásticas) e Ewelina Rosinska (Cinema).

Este projeto resulta de uma parceria com o Município de Alcanena, Rios Livres – Geota e a Materiais Diversos e conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura.

Leia também...

FRIMOR celebra 300 anos da Feira de Setembro em Rio Maior

A FRIMOR – Feira Nacional da Cebola está de regresso ao pavilhão multiusos de Rio Maior, entre 1 e 4 de Setembro. Esta edição…

Luís Arrais reconduzido pela Federação Internacional de Ginástica na liderança do grupo de trabalho sobre envelhecimento activo

Luís Arrais, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), foi reconduzido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para continuar a liderar o “Ageing…

Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabre por um dia para lançamento de livro sobre famílias

A Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabriu por um dia, no passado domingo, para o lançamento do livro “Família e Aldeia –…

Arte urbana nas escolas de Coruche com Francisco Camilo

Francisco Camilo, pintor e graffiter scalabitano realizou duas intervenções artísticas em colaboração com a Escola Profissional de Coruche (EPC) e a Escola Secundária de…