Foto: Colectivo Guarda Rios

Está a decorrer, no concelho de Alcanena, no Rio Alviela, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro, uma Residência de Investigação e Criação Artística do Coletivo Guarda Rios.

O coletivo Guarda Rios dedica-se à investigação e criação artística em torno dos territórios ribeirinhos e, nesta residência, vai ao encontro do rio Alviela e do sistema cársico da região, um dos maiores reservatórios de água do país.

Esta residência de criação artística está integrada no Laboratório dos Sedimentos, um dos eixos de investigação e criação em artes plásticas do coletivo Guarda Rios, que pretende desenvolver, pensar e questionar a ideia de caudal sólido, privilegiando o trabalho com sedimentos e argilas recolhidas na região.

A estadia integra a primeira sessão da Escola Rio, um projeto pedagógico e lúdico dedicado às escolas de Alcanena e Minde, onde, através de um conjunto de instalações e jogos, se exploram, com os alunos, questões relacionadas com a água, a vida na terra e os ecossistemas ribeirinhos.

Participam nesta residência os seguintes artistas: António Júlio Duarte (Fotografia), Mingyu Wu (ceramista), Marta Castelo (ceramista), João Ferro Martins (Artes Plásticas) e Ewelina Rosinska (Cinema).

Este projeto resulta de uma parceria com o Município de Alcanena, Rios Livres – Geota e a Materiais Diversos e conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura.

Leia também...

Santarém recebeu 50 membros de Universidades Europeias no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Uma comitiva composta por dirigentes de Universidades Europeias de oito países: Portugal, Lituânia, Letónia, Roménia, Macedónia do Norte. Polónia, Áustria, Países Baixos e Itália,…

Câmara de Santarém aprova empréstimo que permite saída do PAEL

A Câmara de Santarém aprovou a contratação de um empréstimo de 18,2 milhões de euros a 15 anos que permitirá ao município cessar o…

Dois funcionários da Câmara de Torres Novas suspeitos de corrupção suspensos de funções

Os dois funcionários da Câmara de Torres Novas (Santarém) suspeitos de corrupção e recebimento indevido de vantagem foram suspensos de funções nos serviços de…

Detido suspeito da autoria de três fogos na freguesia de Fátima

Um homem de 30 anos foi detido por ser suspeito da autoria de três incêndios florestais ocorridos na semana passada, na freguesia de Fátima,…