Foto: Colectivo Guarda Rios

Está a decorrer, no concelho de Alcanena, no Rio Alviela, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro, uma Residência de Investigação e Criação Artística do Coletivo Guarda Rios.

O coletivo Guarda Rios dedica-se à investigação e criação artística em torno dos territórios ribeirinhos e, nesta residência, vai ao encontro do rio Alviela e do sistema cársico da região, um dos maiores reservatórios de água do país.

Esta residência de criação artística está integrada no Laboratório dos Sedimentos, um dos eixos de investigação e criação em artes plásticas do coletivo Guarda Rios, que pretende desenvolver, pensar e questionar a ideia de caudal sólido, privilegiando o trabalho com sedimentos e argilas recolhidas na região.

A estadia integra a primeira sessão da Escola Rio, um projeto pedagógico e lúdico dedicado às escolas de Alcanena e Minde, onde, através de um conjunto de instalações e jogos, se exploram, com os alunos, questões relacionadas com a água, a vida na terra e os ecossistemas ribeirinhos.

Participam nesta residência os seguintes artistas: António Júlio Duarte (Fotografia), Mingyu Wu (ceramista), Marta Castelo (ceramista), João Ferro Martins (Artes Plásticas) e Ewelina Rosinska (Cinema).

Este projeto resulta de uma parceria com o Município de Alcanena, Rios Livres – Geota e a Materiais Diversos e conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura.

Leia também...

Câmara de Santarém comemora Dia da Floresta Autóctone com plantação de Árvores

A Câmara de Santarém comemora amanhã, dia 23 de Novembro, o Dia…

Santarém lança Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”

O Município de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Santarém…

Feira Mostra de Mação regressa para cinco dias de festa no início de Julho

A edição deste ano da Feira Mostra de Mação, que decorre entre…
Foto ilustrativa

Urgência Pediátrica da ULS Médio Tejo volta a funcionar sem constrangimentos até final de Março

O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio…