Foto: Colectivo Guarda Rios

Está a decorrer, no concelho de Alcanena, no Rio Alviela, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro, uma Residência de Investigação e Criação Artística do Coletivo Guarda Rios.

O coletivo Guarda Rios dedica-se à investigação e criação artística em torno dos territórios ribeirinhos e, nesta residência, vai ao encontro do rio Alviela e do sistema cársico da região, um dos maiores reservatórios de água do país.

Esta residência de criação artística está integrada no Laboratório dos Sedimentos, um dos eixos de investigação e criação em artes plásticas do coletivo Guarda Rios, que pretende desenvolver, pensar e questionar a ideia de caudal sólido, privilegiando o trabalho com sedimentos e argilas recolhidas na região.

A estadia integra a primeira sessão da Escola Rio, um projeto pedagógico e lúdico dedicado às escolas de Alcanena e Minde, onde, através de um conjunto de instalações e jogos, se exploram, com os alunos, questões relacionadas com a água, a vida na terra e os ecossistemas ribeirinhos.

Participam nesta residência os seguintes artistas: António Júlio Duarte (Fotografia), Mingyu Wu (ceramista), Marta Castelo (ceramista), João Ferro Martins (Artes Plásticas) e Ewelina Rosinska (Cinema).

Este projeto resulta de uma parceria com o Município de Alcanena, Rios Livres – Geota e a Materiais Diversos e conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura.

Leia também...

Lisboa, Setúbal e Santarém entre os distritos em alerta amarelo devido ao frio

Lisboa, Setúbal e Santarém estão entre os seis distritos de Portugal continental…

ACES Médio Tejo já administrou 23 mil doses da vacina em 11 municípios

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo já administrou…
Foto ilustrativa

Jovem de 18 anos detido por tráfico de estupefacientes em Ferreira do Zêzere

Um jovem de 18 anos foi detido, no passado dia 7 de…

“Vacina” é Palavra do Ano 2021

“Vacina” é “A Palavra do Ano” 2021, escolhida por 45,4% dos cerca…