Foi assinado, no dia 27 de Julho de 2023, entre o Município de Alcanena e o CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, o Protocolo para a Criação de um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência no Concelho de Alcanena.

É objecto deste protocolo a edificação e entrada em funcionamento, em Alcanena, de um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, com possibilidade de implementação progressiva da valência CACI (Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão), a ser instalado no prédio sito na Rua Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

No âmbito deste protocolo, o Município de Alcanena constituirá, a favor do CRIT, o direito de superfície sobre o prédio urbano composto de terreno para construção, acima referido; comparticipará nos encargos com todos os projectos de arquitectura e especialidades, em 50% da despesa; diligenciará, com o CRIT, todos os contactos e procedimentos com vista à obtenção de apoios financeiros para a execução da obra; e colaborará naquilo que se mostrar necessário à efectiva e adequada prossecução do(s) objectivo(s) que se mostrem subjacentes ao protocolo.

Ao CRIT caberá prosseguir e promover todas as actividades e procedimentos necessários à efectiva e adequada prossecução do(s) objectivo(s) subjacentes ao protocolo; instruir e apresentar candidaturas destinadas a assegurar e obter o mais amplo financiamento e apoios necessários; assegurar o apoio administrativo e acompanhamento de candidaturas que vierem a ser formuladas; promover, em colaboração com o Município de Alcanena, a elaboração dos projectos e demais elementos necessários ao licenciamento da obra; e submeter à apreciação prévia do Município de Alcanena o projecto técnico, estimativas de custos e demais aspectos relevantes à concretização da instalação do Lar Residencial e do CACI.

O valor do investimento não comparticipado será repartido em 50% pelos dois outorgantes.

O direito de superfície a constituir a favor do CRIT vigorará pelo prazo de 70 anos, sendo a cedência efectuada a título gratuito, destinando-se exclusivamente à execução da obra objecto do protocolo, a qual deverá estar concluída no prazo máximo de 5 anos a contar da constituição do direito de superfície, sob pena de extinção do mesmo.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, pelo presidente e pela secretária do CRIT, Álvaro Brites e Maria Filomena Sacramento, respectivamente.

Leia também...

PSP realizou operação policial no Entroncamento

O Comando Distrital de Santarém, através da esquadra do Entroncamento, da Divisão Policial de Tomar, realizou uma operação policial direcionada para a fiscalização do…

Patudos de quatro patas animam Santarém na época natalícia

Durante a época natalícia, a cidade de Santarém ganhou uma nova vida com a presença de dezenas de cães a passear pelas ruas, acompanhados…

Concerto dos UHF na celebração da Revolução de Abril em Torres Novas

O concerto dos UHF “A Herança do Andarilho”, com sete canções de José Afonso adaptadas ao som do grupo, assinala, na tarde de dia…

Câmara de Abrantes lidera ‘ranking’ nacional de gestão financeira autárquica

Entre 96 concelhos de média dimensão.