Foi assinado, no dia 27 de Julho de 2023, entre o Município de Alcanena e o CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, o Protocolo para a Criação de um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência no Concelho de Alcanena.

É objecto deste protocolo a edificação e entrada em funcionamento, em Alcanena, de um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, com possibilidade de implementação progressiva da valência CACI (Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão), a ser instalado no prédio sito na Rua Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

No âmbito deste protocolo, o Município de Alcanena constituirá, a favor do CRIT, o direito de superfície sobre o prédio urbano composto de terreno para construção, acima referido; comparticipará nos encargos com todos os projectos de arquitectura e especialidades, em 50% da despesa; diligenciará, com o CRIT, todos os contactos e procedimentos com vista à obtenção de apoios financeiros para a execução da obra; e colaborará naquilo que se mostrar necessário à efectiva e adequada prossecução do(s) objectivo(s) que se mostrem subjacentes ao protocolo.

Ao CRIT caberá prosseguir e promover todas as actividades e procedimentos necessários à efectiva e adequada prossecução do(s) objectivo(s) subjacentes ao protocolo; instruir e apresentar candidaturas destinadas a assegurar e obter o mais amplo financiamento e apoios necessários; assegurar o apoio administrativo e acompanhamento de candidaturas que vierem a ser formuladas; promover, em colaboração com o Município de Alcanena, a elaboração dos projectos e demais elementos necessários ao licenciamento da obra; e submeter à apreciação prévia do Município de Alcanena o projecto técnico, estimativas de custos e demais aspectos relevantes à concretização da instalação do Lar Residencial e do CACI.

O valor do investimento não comparticipado será repartido em 50% pelos dois outorgantes.

O direito de superfície a constituir a favor do CRIT vigorará pelo prazo de 70 anos, sendo a cedência efectuada a título gratuito, destinando-se exclusivamente à execução da obra objecto do protocolo, a qual deverá estar concluída no prazo máximo de 5 anos a contar da constituição do direito de superfície, sob pena de extinção do mesmo.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, pelo presidente e pela secretária do CRIT, Álvaro Brites e Maria Filomena Sacramento, respectivamente.

Leia também...

PJ detém homem em Abrantes por abuso sexual de crianças

Um homem de 52 anos, responsável por um grupo de dança no concelho de Abrantes, foi detido por estar “fortemente indiciado pelo crime de…

𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐚 𝐀𝐛𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬

O Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes, volta a receber mais uma edição do Festival das Juventudes que se realiza nos dias 4,…

Câmara de Torres Novas vai demolir edifícios no centro histórico

A Câmara Municipal de Torres Novas vai iniciar na próxima semana os trabalhos de demolição de edifícios em ruínas na rua de Valverde n.ºs…

Circulação na Linha do Norte restabelecida na totalidade após atropelamento

A circulação na Linha do Norte já foi restabelecida na totalidade, depois de ter sido cortada nos dois sentidos na sequência de um atropelamento…