A Junta de Freguesia de Alcanhões lançou esta sexta-feira, 30 de Agosto, uma carta aberta para solicitar uma audição ao Ministro Pedro Nuno Santos para discutir a variante à Linha do Norte, na Estrada Nacional 365, em Assacaias.
Segundo a junta de freguesia este é um problema que se arrasta há mais de 30 anos e a carta aberta foi dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos; ao presidente das Infraestruturas de Portugal, António Laranjo e ao presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves.
Leia abaixo a carta aberta da Junta de Freguesia de Alcanhões.
30 ANOS NÃO SÃO 30 DIAS, EXIGIMOS RESPEITO PELAS PESSOAS E PELAS FREGUESIAS!
Este é um assunto que se arrasta há mais de 30 anos e a Freguesia de Alcanhões não abdicará da variante à Linha do Norte – Assacaias. Todos os anteriores executivos fizeram desta questão uma prioridade, no sentido de pressionar a resolução de um problema que afeta diariamente centenas de condutores na sua vida privada, no trajeto para o trabalho e nas demais atividades agrícolas, comerciais e empresariais.
A Freguesia de Alcanhões, através do Executivo em funções, solicitou uma reunião conjunta às Infraestruturas de Portugal a 19 de Fevereiro de 2018, sem resposta, voltou a solicitar esclarecimentos em 21 de Junho 2018, conseguindo uma resposta formal apenas a 3 de Abril de 2019, que referia que “dentro de mais algumas semanas reuniríamos, pois o projeto de execução se encontraria ainda em desenvolvimento de especialidades”.
Através da imprensa e por informações obtidas junto do próprio Município, após vários adiamentos de prazos e previsões desse falado projeto, o mesmo estaria concluído até ao verão de 2019. Termina hoje o mês de Agosto e tal situação e/ou qualquer comunicação oficial sobre o assunto, não ocorreu.
Desta forma, vem o Executivo da Freguesia de Alcanhões, lamentar o tratamento que os sucessivos governos, Infraestruturas de Portugal e Executivos Municipais têm dado a esta questão da variante à linha do norte – Assacaias, inserida na EN365, também esta com sinais de abandono e degradação acentuada, que liga Santarém ao Entroncamento e que merecia a par desta situação uma atenção, pela quantidade de pessoas e rotas comerciais e agrícolas que por aqui circulam diariamente.
Solicitamos desde já uma audição com o Sr. Ministro Pedro Nuno Santos, desejando que convoque o Sr. Presidente das Infraestruturas de Portugal e o Sr. Presidente do Município de Santarém para a mesma, para que juntos possamos encontrar uma solução célere e efetiva.
Reiteramos a nossa vontade em colaborar ativa e responsavelmente para uma solução, sendo que se até final do mês de Setembro de 2019 não existir qualquer comunicação séria e objetiva sobre esta matéria, a Junta de Freguesia de Alcanhões assumirá outras formas de sensibilização para que esta questão não seja esquecida e que o futuro possa ser escrito de outra forma, com respeito pelas pessoas e pelas freguesias.
Certos do melhor acolhimento do assunto exposto, informamos ainda que desta carta daremos nota pública à população, às entidades visadas na mesma, aos partidos do distrito com acento parlamentar e à imprensa regional e nacional.”
Pedro Rui Branco